Um dia após invasão, MST deixa prédio do ministério e se reúne com ministro

Saída do local foi a condição imposta por Pepe Vargas para negociar com o grupo

Agência Brasil |

Os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) deixaram nesta terça-feira (17) a desocupação do prédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário um dia após a invasão para pedir investimento na reforma agrária. Por volta das 11h, o grupo se reuniu com o ministro Pepe Vargas. Eles pedem o desbloqueio dos recursos públicos destinados aos assentamentos.

Leia também:

Manifestação do MST causa congestionamento na Anhanguera

Governo só negocia quando MST deixar prédio do ministério

Agência Brasil
Sem-terra deixam prédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário um dia após invasão
A saída do prédio era a condição para os sem-terra serem recebidos pelo ministro e para o governo retomar a negociação.

A manifestação faz parte da Jornada de Lutas, mobilização que acontece todos os anos no mês de abril e lembra o Massacre de Eldorado dos Carajás, em 1996.

Ainda hoje, às 17h30, será promovido, na Câmara dos Deputados, um debate sobre o massacre, a violência e a impunidade no campo. Haverá também uma vigília dos sem-terra, a partir das 17h, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Devanir Oliveira de Araújo, uma das coordenadoras do MST, veio de Mato Grosso para participar da manifestação. “Para combater a pobreza do país, é preciso reforma agrária, necessária para incentivar a produção em pequenas propriedades”, argumentou.

Para Valdir Misnerovicz, que integra a Coordenação Nacional do MST, o protesto é uma forma de mostrar à sociedade que os trabalhadores rurais estão insatisfeitos com a forma como as questões agrárias são tratadas pelo governo da presidenta Dilma Rousseff. “A lentidão no ritmo de assentamento das famílias e a falta de solução dos problemas reais das famílias assentadas são uma grande preocupação”.

    Leia tudo sobre: mstsem-terrareforma agrária

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG