Em vídeo, Lula agradece fonoaudiólogos no Dia Mundial da Voz

Sob reabilitação vocal, ex-presidente diz que teve medo de perder sua voz quando recebeu o diagnóstico do câncer na laringe

iG São Paulo |

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva fez um vídeo divulgado nesta segunda-feira agradecendo os fonoaudiólogos que o atendem desde que foi submetido a tratamentos de quimioterapia e radioterapia após a descoberta de um tumor na laringe. A mensagem foi divulgada pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia em razão do Dia Mundial da Voz.

Leia também: Lula passa por sessão com fonoaudiólogo
Saiba mais: Lula une Marta e Haddad em evento em São Bernardo

No vídeo, o ex-presidente diz que quando recebeu o diagnóstico em outubro teve "medo de perder minha voz". Ele também conta das dificuldades que enfrentou durante a luta contra o câncer para a deglutir e conversar.

"Em determinado momento do tratamento, fiquei rouco e senti muita dificuldade de engolir. As orientações que recebi permitiram que eu continuasse me comunicando de forma efetiva e me alimentando pela boca, ainda que com algumas restrições", afirma.

Lula, que continua sendo acompanhado por fonoaudiólogos mesmo após a remissão completa do câncer , diz que não imaginava os benefícios desse tratamento para sua saúde. "Continuo fazendo fonoterapia porque tenho certeza de que minha voz pode melhorar ainda mais. Sou testemunha do valor da reabilitação da voz no tratamento do câncer de laringe."

Ao final da mensagem, o ex-presidente demonstrou otimismo e disse esperar que "após o dia 16 (de abril) eu possa estar cantando melhor do que canto hoje".

Assista ao vídeo:

    Leia tudo sobre: câncer de lulalulafonoaudiologiavídeo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG