Você sabia que um dos mais antigos costumes da civilização quando feito de maneira incorreta pode se transformar em crime ambiental? Sim! A pesca pode ser uma grave infração quando não são respeitados alguns limites. A Polícia Militar Ambiental combate esse tipo de ação.

Leia também: Canil da PM varre o tráfico de drogas das comunidades de São Paulo

Material apreendido com os pescadores no interior de São Paulo
Divulgação/PMAmbiental
Material apreendido com os pescadores no interior de São Paulo

No último domingo (15), a Polícia Militar Ambiental realizou mais de 15 horas de patrulhamento náutico para coibir um tipo de ocorrência que vem crescendo no interior do Estado, a pesca subaquática. Os Cabos Ariguchi e Laforga e o Soldado Alvelan flagraram a ação no Rio Grande em Paulo de Faria.  

"A gente tinha denúncia específica desse crime. A pesca submarina é permitida, mas existem algumas restrições. Por exemplo, não é permitido captura de peixe nativo, nem pescar usando iluminação artificial e cilindro para respiração. Esses instrumentos facilitam a captura, o que é proibido já que transforma a prática em pesca seletiva. O pescador também precisa respeitar o limite de 10 quilos de peixe", diz o Capitão Daleck.

Leia também: Entenda como o Comando de Choque da PM atuou na greve dos caminhoneiros

Durante o patrulhamento, sete pessoas foram flagradas na pesca ilegal. "Esse tipo de crime exige muito das equipes. É muito difícil de ser flagrado. Temos que escolher a hora certa de fazer a abordagem para flagrar a infração e ter certeza da pesca ilegal. O barco fica parado na superfície e os mergulhadores na água. Ficamos de longe e usamos binóculos para fazer a ação certeira", continua o Capitão.

Ao todo, os PMs realizaram seis abordagens no domingo. "Dois barcos estavam com pescadores que respeitavam a lei e estavam com tudo dentro da normalidade. Mas nos outros dois haviam infrações. Eram mais de sete quilos de peixes que são proibidos de serem pescados como o pintado e a piapara", afirma o Capitão Daleck.

Os pescadores foram multados e todo o material, assim como os barcos, foi apreendidos pela Polícia Militar Ambiental. "Cada infrator recebe uma multa de R$ 700,00 mais um acréscimo de R$ 20 por quilo de peixe apreendido", relata o Capitão. 

Leia também: "Ficaram emocionados ao ver o COE", diz PM após salvar jovens perdidos em mata

Segundo a PMA, esse tipo de crime tem crescido muito e desperta a preocupação dos Policiais. "Além de ser um crime ambiental de impacto, a pesca submarina pode representar um perigo para os próprios pescadores que podem acabar de se ferindo ao atingir uma outra pessoa durante a prática", finaliza o Policial .

Números de 2017

Peixes apreendidos pela PM Ambiental no interior de São Paulo
Divulgação/PMAmbiental
Peixes apreendidos pela PM Ambiental no interior de São Paulo

No ano passado foram registradas 11 ocorrências de pesca subaquática. Com 23 autos de infração ambiental e apreensão de 91kg de peixe. As multas chegaram em 24.900,00.

Já em 2018, a Polícia Militar Ambiental  registrou cinco ocorrências. Com 14 flagrantes e 32 kg de pescado apreendidos. Ao todo, as multas chegam a 16.280,00.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!