A Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo ganhou recurso muito importante para combater e previnir os crimes contra o meio ambiente. A Aeronave remotamente pilotada Caçador, modelo Heron, da Avionics-IAI.

Leia também: ROTA, COE e Canil da PM esmagam o crime no litoral de São Paulo

Polícia Militar Ambiental usa VANT para monitorar crimes no Estado de São Paulo
Divulgação
Polícia Militar Ambiental usa VANT para monitorar crimes no Estado de São Paulo

Com tecnologia de primeira, a aeronave remotamente pilotada trabalha no controle de fronteira, monitoramente de atividades ilegais, monitoramento ambiental e até controle de poluição. O modelo Caçador tem autonomia para voar a mil quilômetros de distância por comunicação via satélite.

"Ela ajuda a combater e pode verificar grandes desmatamentos, incursão de pessoas e veículos em áreas de matas. Também podemos verificar embarcações em mananciais. Isso tudo nos ajuda a direcionar nossa fiscalização para o combate direto a uma eventual degradação ambiental", afirma o PM Marcos.

Leia também: Companhia Marítima da Polícia Militar Ambiental garante a paz no litoral de SP

De acordo com o Tenente Coronel Biagioni, essa nova aeronave é diferente dos drones convencionais de até 20 quilos que costumamos ver. O Caçador precisa ficar em uma base e tem uma logística toda especial só para ele. A aeronave é capaz de voar por mais de 40 horas seguidas, a uma altitude de até 30.000 pés. "Ele voa integrado com o controle de espaço aéreo e em contato com o controlador de voo. Ele usa as vias estabelecidas para ele durante uma missão em uma altura que impossibilita a sua percepção por quem está no solo. Ele acaba se tornando furtivo ao olho humano, operando durante qualquer hora do dia", diz.

Leia também: Cavalaria da PM apreende drogas e facões de criminosos no centro de São Paulo

A Aeronave remotamente pilotada tem autonomia para atuar em um raio de 250 KMs de onde está, mas com seu sistema de links através de satélites pode cobrir 100% do território do Estado de São Paulo. "O Estado de São Paulo inteiro está coberto com uma só aeronave dessa aqui. É uma grande oportunidade do Brasil usar a alta tecnologia no combate ao crime e também na defesa civil", disse o representante da Avionics-IAI.

Assista ao vídeo da RedeTV! News:



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!