ROCAM "serpenteia" pelo trânsito da capital e recupera carro furtado

Equipe da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas deu resposta rápida a chamado via rádio e conseguiu prender suspeito com carro produto de furto

A profissão de Policial é daquelas que a vocação e o desejo de lutar pelo bem devem estar muito vivos na veia da pessoa. Colocar a própria vida em risco e lutar pelo patrimônio do próximo é no mínimo um ato de nobreza. "É uma grande satisfação ver a alegria de uma vítima, mais do que prender o criminoso, devolver o bem de uma pessoa e ver sua alegria é muito gratificante", diz o Sargento Olivan da ROCAM do Batalhão de Choque.

Leia também: Jovem é preso 2 vezes no mesmo dia; Cavalaria da PM não desiste de aplicar a lei

Polícia Militar da ROCAM - Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicleta
Foto: Major PM Luis Augusto Pacheco Ambar
Polícia Militar da ROCAM - Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicleta

A equipe do Sargento que também é composta pelo Cabo Bueno e soldado Juliano fazia patrulhamento de ROCAM quando recebeu um chamado pelo rádio. "O COPOM avisou que um veículo produto de furto havia sido avistado na Marginal Tietê, nós fomos checar", diz o Sargento.

Com as motocicletas da PM fica mais fácil de driblar o trânsito caótico da capital paulista e rapidamente os Policiais conseguiram dar uma resposta para o chamado. "Nós avistamos o carro perto da Ponte Aricanduva e demos o sinal de parada. O suspeito viu que não tinha como se evadir e acabou parando de imediato", conta o Sargento.

Durante a revista, o homem acabaou caindo em contradição. Ele disse que havia acabado de comprar o veículo, mas não sabia de quem. "O suspeito tentou contar uma história, mas o carro estava ligado com uma chave micha. Dentro do carro ainda encontramos várias folhas de cheques da vítima que usava esse carro para trabalhar", aponta o Sargento Olivan.

O suspeito já tinha três passagens pela Polícia, uma por furto, uma por agressão e outra por receptação. O criminoso foi encaminhado para o 10º Distrito Policial e vai ficar a disposição da Justiça. Ele vai responder por furto.

Leia também: Em São Paulo, não! COE golpeia o tráfico, apreende um fuzil e uma submetralhadora

"Avisamos a vítima que o carro tinha sido recuperado e conseguimos ver a sua alegria. Ele tinha ido para sua igreja no domingo e depois disso o carro tinha sido levado. Mas em dias conseguiu recuperar o veículo e também seus documentos e todo material que usa para trabalhar. Ele ficou muito feliz e isso é uma grande recompensa para gente", finaliza o Sargento Olivan.

Foto: Divulgação/ROCAM
Veículo recuperado pela ROCAM


A ROCAM

Criada em 1982 com o objetivo de dar maior agilidade ao combate ao crime de roubo de veículos e pedestres no intenso trânsito de São Paulo, a ROCAM (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) ficou conhecida pela sua eficiência e agilidade no cumprimento de suas missões. O Batalhão de Choque iniciou o ano de 2017 com a aquisição das modernas motocicletas Triumph Tiger 800XCx.

Leia também: Operação de ROCAM prende bandido com celular roubado e sacola de cocaína em SP

Após vencer a licitação pública para fornecimento de motocicletas acima de 600cc, a tradicional montadora inglesa já entregou o primeiro lote de 86 Tiger 800 XCx que já estão com a ROCAM patrulhando as ruas de São Paulo e combatendo a criminalidade. Além da venda, o programa da Triumph inclui um programa de pós-venda e treinamento especializado em pilotagem para os Policiais.

Foto: Major PM Luis Augusto Pacheco Ambar
Policias Militares da ROCAM pilotando as novíssimas Tiger 800