Operação com cães farejadores do Canil da PM apreende 60 quilos de drogas em SP

Durante incursão na favela do São Remo, os PMs encontraram grande quantidade de entorpecentes e também arma de fogo graças ao cão Thor

Os homens do Canil da PM conhecem as favelas de São Paulo e sabem também o modus operandi dos traficantes, mas em certas ocasiões apenas os cães farejadores são capazes de deter o crime.

Leia também: Canil da PM evita fuga de criminoso e apreende drogas na zona norte de SP

Canil da PM realizou grande apreensão de drogas com o Cão Thor nesta quinta-feira (1)
Foto: Divulgação/Canil PM
Canil da PM realizou grande apreensão de drogas com o Cão Thor nesta quinta-feira (1)

Na manhã desta quinta-feira (1), o 1º Pelotão do Canil da PM comandado pelo Tenente Tongu realizou uma operação de faro na favela São Remo, zona oeste da capital paulista. A ação tinha como objetivo atingir o tráfico de drogas que abastece a região.

"Nós fomos para essa área que é de nosso conhecimento que há grande movimento de drogas. Iniciamos uma incursão e logo começou uma correria dos traficantes e olheiros. Essa favela faz divisa com a USP, a gente entrou pela Universidade e os criminosos fugiram", revela o Tenente Tongu.

De acordo com o Policial, a partir desse momento a presença dos cães se tornou imprescindível. "Fomos fazendo o deslocamento pelas vielas e o cão Thor conduzido pelo Soldado Nickel indicou a presença de ilícito em um local que parecia uma garagem, local que nós poderiamos achar, mas com o cão realmente fica mais fácil", diz o Tenente.

Foto: Canil da PM
Cão Thor e droga apreendida na favela São Remo


Segundo os Policiais, essa "garagem" era usada para armazenar a droga. "Dentro desse cômodo, nós achamos várias caixas fechadas e dentro delas encontramos grande quantidade de drogas. Eram 55 tijolos de maconha, 115 porções e dois potes de maconha, 7 potes de cocaína, um pacote de crack, 42 pinos de cocaína e uma pistola 9mm com carregador e munições", revela o PM.

Leia também: "Nossa que da hora, fomos presos pelo COE!"

Todo o entorpecente apreendido (aproximadamente 60 quilos) foi encaminhado para o 93º Distrito Policial. 


Faro na zona leste

No início da noite dessa quarta-feira (31), outra abordagem rotineira resultou em apreensão de drogas e dois adolescentes que movimentavam o crime no Jardim Helena, zona leste da capital paulista. 

Foto: Divulgação/Canil PM
Droga apreendida pelo Canil da PM

A equipe formada pelo Sargento Marcos Paulo, Soldado D.Ferreira e Soldado Souza condutor do cão Nitro fazia um patrulhamento pela rua Kalil Mikail quando avistou dois adolescentes que fugiram da viatura.

"Assim que entramos por essa via, dois jovens correram. Desembarcamos e fomos atrás e após breve acompanhamento nós acabamos pegando os dois", revela o Sargento Marcos Paulo. Durante a revista, o Sargento afirma que com um dos detidos foi encontrado 30 porções de maconha.

"Quando a gente encontrou a droga, eles começaram a conversar com a equipe e acabaram confessando que estavam ali para traficar mesmo. Um deles era o traficante e o outro era o olheiro. Então, trouxemos o cão farejador Nitro. Rapidamente, ele apontou que havia mais droga escondida em baixo de um azulejo. Recolhemos toda a droga e encaminhamos os dois para o DP", finaliza o Sargento.

Leia também: Cavalaria da PM rechaça propina e prende quadrilha com mala de dinheiro e drogas

A ocorrência foi apresentada pelo Policiais do Canil da PM no 63º Distrito Policial. Ao todo, foram apreendidos 70 porções de maconha, 23 pinos de cocaína e R$ 129,00.