Atirador de elite do Comandos e Operações Especiais, tropa de elite da Polícia Militar paulista
foto: Major PM Luis Augusto Pacheco Ambar
Atirador de elite do Comandos e Operações Especiais, tropa de elite da Polícia Militar paulista

Na escuridão da noite, os dois traficantes conduzem seu comércio da morte sem preocupações. A favela possui apenas um acesso vigiado por olheiros, e seu entorno é rodeado por um relevo ondulado e acidentado de mata fechada, com um extenso brejo, um local seguro para os criminosos venderem drogas. Só que não. Esse ambiente inóspito e inacessível é exatamente onde os homens do Comando e Operações Especiais (COE), tropa de elite da Polícia Militar paulista, se sentem à vontade para operar.

Leia também: Comandos e Operações Especiais - Conheça a tropa de elite da PMSP

Totalmente invisíveis, os quatro fantasmas verdes do COE , vestindo suas fardas de camuflagem digital para selva, observam os criminosos a 30 metros de ditancia com seus visores noturnos. Em extremo silêncio o Tenente PM que comanda essa missão gesticula para que seus três Operadores o acompanhem na última fase de aproximação furtiva, antes do assalto final.

undefined
foto: André Jalonetsky

O COE é uma tropa de elite desenhada para resolver crises policiais de alto poder ofensivo. Seus Policiais são treinados e habilitados para operar de dia e de noite, em qualquer tipo de clime e terreno, por terra, água e ar.

Três dias antes, no dia 24 de dezembro, um morador da favela Savoy, na zona leste de São Paulo, cansado de ver traficantes armados circulando livremente e aterrorizando as famílias locais, toma a iniciativa e faz uma denúncia detalhada das atividades dos criminosos.

“Nos dois dias seguintes fizemos um estudo do local para desmontar este ponto de tráfico. Levantamos dados e mapeamos áreas de acesso e possíveis rotas fuga. Concluímos que uma ação frontal envolvendo muitos PMs seria perigosa para a população local, além dos criminosos nos perceberem com antecedência. Decidimos por uma missão noturna de ingresso furtivo com um contingente reduzido de Policiais”, relata o Tenente PM do COE que comandou essa operação.


Operação Endurance

No início da tarde do dia 27 de dezembro um Pelotão com 18 PMs do COE usando quatro viaturas 4x4 e duas motocicletas off-road parte da Base em direção da comunidade Savoy. Às 17:00hs a equipe de assalto desembarca das viaturas e inicia uma caminhada de dois quilômetros dentro da mata para surpreender e prender os traficantes. O restante dos Policiais seguiu para as proximidades da favela, parando a uma distancia segura de forma a não serem vistos, e aguardando ordens.

Leia também: E se terroristas decidissem atacar São Paulo? O GATE resolve

A equipe de assalto era composta pelo Tenente e três Policiais, cada qual com uma especialidade. Enquanto um levava equipamentos de suporte, como itens de sobrevivência, ferramentas, material de navegação e kit de primeiros socorros, outros dois PMs usavam rifles automáticos calibre 5.56 de média distancia com mira holográfica. O quarto Policial era o atirador de elite, portando um rifle calibre 7.62 para longa distancia. Os quatro possuíam visores noturnos, pistolas calibre .40 e muita munição.

“Atingimos um ponto adequado de observação às 18:30hs e iniciamos uma avaliação tática dos próximos passos. Usando binóculos e a luneta do rifle 7.62, visualizamos a movimentação e características dos dois traficantes e o tipo de terreno que iriamos enfrentar. Definimos qual seria a rota final de aproximação e por rádio comuniquei o plano de ação para o resto do Pelotão de apoio, que estava estacionado à alguns quilômetros. Eu e meus três homens nos acomodamos na mata e esperamos em silencio por duas horas até a noite chegar”, continua relatando o Tenente.

Equipe de Policiais Militares do Comandos e Operações Especiais, revista um suspeito
foto: Major PM Luis Augusto Pacheco Ambar
Equipe de Policiais Militares do Comandos e Operações Especiais, revista um suspeito

Conduta de Patrulha Furtiva x Conduta de Patrulha Dinâmica

Às 20:30hs os quatro homens do COE reiniciam a aproximação furtiva e se depararam com um brejo de 300 metros de comprimento e um metro de profundidade, entre eles e a favela. Sem hesitar os quatro PMs entram na água e seguem em silencio. Ao sair do brejo, a 30 metros de distancia dos traficantes, o Tenente ordena que os rádios sejam desligados e toda comunicação passa a ser feita por gestos. Ouvindo música e conversando, os criminosos não se dão conta da presença dos quatro Policiais do COE.

“Para aquelas condições conclui que ainda estávamos longe e gesticulei para continuarmos a aproximação furtiva. Ao chegar a menos de 10 metros dos nossos alvos, paramos e fizemos a última avaliação tática. No momento adequado ordenei a transição da conduta furtiva para a conduta de patrulha dinâmica”, diz o Tenente.

A patrulha dinâmica consiste numa ação de surpresa executada de forma extremamente rápida e enérgica para paralisar e impedir a reação do alvo. O criminoso não tem tempo de pensar em usar seu armamento e menos ainda de fugir. O objetivo da patrulha dinâmica é preservar a segurança e integridade física dos Policiais e dos criminosos sem que ninguém saia ferido.

“Tudo aconteceu de forma muito rápida, conforme planejamos, sem disparar nenhum tiro. Os dois traficantes só perceberam o que aconteceu quando estavam deitados no chão, com as mãos algemadas atrás das costas. Para percorrer os 500 metros do local onde a prisão foi efetuada até a saída da Savoy, pedi apoio das nossas motocicletas off-road, já que esse trecho não comportava acesso dos nossos veículos 4x4. Os criminosos foram escoltados a pé pela nossa equipe de assalto, com uma motocicleta na frente e outra atrás, cada uma com dois PMs provendo segurança. Apreendemos 153 papelotes de cocaína, 195 pinos de crack, 144 invólucros de maconha, 79 frascos de lança perfume e R$ 1.442,35".

Apreensão de drogas, dinheiro e celulares feitas pelo COE na favela Savoy
COE / Divulgação
Apreensão de drogas, dinheiro e celulares feitas pelo COE na favela Savoy
Dois traficantes da favela Savoy presos pelos COE
COE / Divulgação
Dois traficantes da favela Savoy presos pelos COE

“Tão importante como as prisões e apreesnsões é a clara mensagem que o COE manda mais uma vez para o crime: em São Paulo não existe nenhum local que a Policia Militar não possa acessar. Nosso trabalho é aplicar a lei e fazemos isso aonde e quando for necessário, sem nenhuma restrição nem exceção”, finaliza o Tenente PM do COE.

Não reclame, vote corretamente

Dentro do 53° Distrito Policial, para onde os dois criminosos foram conduzidos, um falou para outro com um tom de respeito: “Nossa que da hora, fomos presos pelo COE!”. Da hora mesmo seria se o trabalho desses Policiais Militares também fosse respeitado e honrado pelos políticos, através da produção de leis mais duras e da revisão do atual patético regime de execução penal, que em pouco tempo colocará esses dois terroristas urbanos em liberdade. O responsável por mudar esta realidade é você. 2018 é ano de eleição, invista algum tempo e pesquise no seu celular em quem votar. Em vez de reclamar e culpar terceiros, vote em pessoas honestas que defendem e aplicam valores que você pratica e demanda, não reeleja os mesmos canalhas, filhos de canalhas e netos de canalhas de sempre. Não vote nos corruptos, incompetentes, réus e condenados pela justiça.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!