PF investiga uso da máquina pública em MT

Instalações da Seduc teriam sido usadas em benefício da candidatura à reeleição do governador Silval Barbosa (PMDB)

Kelly Martins, iG Cuiabá |

A Polícia Federal (PF) vai investigar a denúncia de suposto uso da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a maior do governo de Mato Grosso, em benefício da reeleição do governador Silval Barbosa (PMDB).

Os candidatos do PT Carlos Abicalil e Ságuas Moraes, que saíram derrotados na disputa pelas vagas de senador e deputado federal, também estão sendo investigados pelo uso da máquina pública para fins eleitorais.

O ato configura crime eleitoral de abuso de poder político e de conduta vedada a agente público, garantindo cassação do registro de candidatura e até inelegibilidade (Lei da Ficha Limpa).

O corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), desembargador Márcio Vidal, determinou a instauração do inquérito à PF, atendendo pedido feito pelo Ministério Público Eleitoral.

O procurador regional eleitoral, Thiago Lemos de Andrade, requer que seja feita uma ampla apuração do fato e informou que não há prazo definido para a conclusão do inquérito.

“Tudo isso vai depender do andamento das apurações”, frisou.

A denúncia feita pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) aponta que a estrutura da pasta estaria sendo utilizada para o envio de e-mails, propagandas e convites a servidores públicos, o que é proibido por lei.

Dois computadores foram apreendidos pela PF, no gabinete da secretária Rosa Neide. Porém, ela afirma que só vai se manifestar sobre o caso nos fins da investigação.

O governador Silval Barbosa garante que todos os servidores do Estado estão cientes dos riscos que correm ao usar os órgãos durante o período eleitoral.

Ele contesta qualquer envolvimento no caso e garante que todas as medidas serão tomadas contra os culpados.

“Todos os servidores já tinham sido informados sobre a proibição do uso de secretarias na campanha. Não há o que temer. Os responsáveis serão punidos”, conclui.

    Leia tudo sobre: Eleições MTEleições Silval

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG