Sob dois logos, um único banco até 2013

Além de Unibanco, Real e Nossa Caixa, uma outra marca de banco está com os dias contados. Essa contagem, no entanto, seguirá para além de 2010. O verde e o vermelho do Banco do Estado de Santa Catarina (Besc), incorporado pelo Banco do Brasil em setembro de 2008, continuarão no cotidiano da população catarinense até 2013, quando termina o prazo contratual de manutenção da marca.

Patrick Cruz e Daniela Barbosa, iG São Paulo |

Até que a alteração seja efetivada, algumas agências exibirão em suas fachadas os logotipos das duas instituições, criando o inusitado BB Besc. Em outubro, o Besc tinha 252 agências no Estado e o Banco do Brasil, 184. Foi em outubro que o BB anunciou o fechamento de 68 agências do Besc localizadas em municípios do interior do Estado que também contavam com unidades de seu agora controlador.

Santa Catarina, com seus 6,1 milhões de habitantes, é apenas o 11º Estado brasileiro em população. Embora o Estado não seja um centro consumidor do porte dos do Sudeste, a incorporação do Besc ¿ e o consequente sumiço da marca em alguns anos ¿ é emblemático por algumas razões. Uma delas é o fato de que o banco era um dos últimos dos estaduais que ainda não havia sido comprado por uma instituição de maior porte, a exemplo da onda que, a partir da década de 1990, fez desaparecer nomes como Banerj, Bemge e Banespa.

A mudança também é marcante, especialmente no interior do Estado, porque o Besc mantinha-se como o único banco de dezenas de municípios. O desaparecimento do Besc, por fim, relega exclusivamente aos livros de história um dos momentos-chave do processo de modernização da economia catarinense. O banco foi criado em 1962, no governo de Celso Ramos, como parte de um cronograma de ações do qual nasceram também, entre outras empresas e instituições, a Celesc, de geração e distribuição de energia, e a universidade estadual Udesc.

Arte iG

Leia mais sobre: bancos

    Leia tudo sobre: bancosespecial 2010marcas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG