Investimentos projetados devem crescer 5% em 2010, avalia corretora Ativa

Basta olhar em volta. Do trânsito travado nas grandes metrópoles, às filas nos aeroportos, passando pela ameaça de apagão ou à falta de mão-de-obra, o País paga um preço alto por seu crescimento. Enquanto as empresas buscaram ganhar mercado e expandir seus negócios freneticamente nos últimos anos, os investimentos públicos não acompanharam o mesmo ritmo. O resultado se vê nas ruas. Um balanço sobre os investimentos esperados para 2010 mostra que as empresas estão dispostas a aplicar recursos para eliminar parte dos problemas da infraestrutura brasileira, como mostram os textos a seguir.

André Vieira, iG São Paulo |

O cenário econômico brasileiro projeta aumento de 5% no volume de investimentos para o ano que vem, concentrados principalmente nos setores de infraestrutura, revela um estudo da corretora Ativa.

A expectativa é atingir um volume de investimentos de quase R$ 140 bilhões em 2010, segundo os analistas da corretora, que compilaram os investimentos corporativos.

Arte iG

"Esperamos forte recuperação dos investimentos, na qual os níveis pré-crise serão rapidamente alcançados, diz a corretora. Esse movimento encontra respaldo no bom momento econômico vivido pelo Brasil, em especial aos juros historicamente baixos e à maior oferta de crédito.

Os setores que mais impulsionarão o crescimento são os de consumo, siderurgia, varejo, autopeças e mineração. A cifra projetada é quase 30% maior do que o valor aplicado em 2008.

Leia mais sobre: investimentos

    Leia tudo sobre: especial 2010infraestruturainvestimentos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG