Especial vôlei: Quem será a nova Fofão?

Seleção brasileira feminina de vôlei é a grande favorita ao título mundial em 2010, mas terá que lidar com a perda da experiente levantadora

Aretha Martins, iG São Paulo |

Ouro em Pequim-08, a seleção feminina de vôlei adotou o ritmo do time masculino e agora também quer em 2010 o inédito título mundial. Imagine o desenho de um alvo. A seleção brasileira está ali, bem no meio, e todo mundo quer atingir, diz a meio-de-rede Thaísa, já deixando claro o favoritismo do Brasil para a competição.

A confiança se explica. E vem do próprio discurso dos marmanjos, que têm estimulado as meninas a, além do Mundial, repetirem em Londres-12 o feito de Pequim. "Eles falavam que, depois de vencer, ficaria mais fácil porque você aprende a ganhar", afirma Fofão, que deixou a seleção após a conquista na China.

E a sucessão de Fofão é justamente o desafio adicional da equipe em 2010. O técnico José Roberto Guimarães tem em Dani Lins e Ana Tiemi os prováveis nomes que disputarão o Mundial. Resta definir quem será a titular.

Enquanto as jogadoras focam o próximo ano, o técnico já pensa em 2016, quando o Rio de Janeiro receberá as Olimpíadas. Tradicional entre os homens, a seleção B terá sua versão feminina criada. Precisamos pensar nessa geração que vai disputar 2016, diz Zé Roberto, que planeja colocar a nova equipe para disputar a Copa Pan-Americana e o Final Four.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG