2010 será um ano de Beatles, Beyoncé, Ivete Sangalo e Adoniran Barbosa

A banda de rock mais importante da História viveu entre 1960 e 1970. São datas redondas a serem comemoradas em 2010, com toda pompa e circunstância. Pois os Beatles atravessaram o tempo como um dos assuntos favoritos de várias gerações. Explicar a mística da banda que colocou a pacata cidade de Liverpool no mapa do mundo é uma tarefa desnecessária. Para o bem dos nossos ouvidos, os quatro rapazes de temperamentos diversos e química inqualificável, fizeram uma música de primeira, passaram pelos anos 60 como um cometa e continuarão brilhando na próxima década do século 21.

Cadão Volpato, iG São Paulo |

2010 marca os 50 anos do começo da banda sob o nome The Beatles (de beetle, besouro, mais beat, batida), criado para imitar os insetos contidos na alcunha The Crickets (Os Grilos), grupo que acompanhava Buddy Holly, um dos ídolos de Lennon e McCartney.

O Fab Bour completa o cinquentenário de fundanção da banda neste ano que começa

A primeira apresentação com o nome Beatles ocorreu em agosto de 1960. Dez anos depois, em abril de 1970, seria anunciado o fim da banda. O final mais emblemático que a cultura moderna já registrou, e que nem a morte de John (1980) e George (2001) conseguiu transformar em realidade.

Os fãs dos Beatles se renovam, muitos deles são avós. Em 2009, saiu "The Beatles ¿ Rock Band", um jogo interativo feito para os obcecados de todas as idades, que permite até três pessoas cantando ao mesmo tempo as músicas da banda. Os rumores de que haverá uma liberação de todas as canções de John, Paul, George e Ringo em 2010 são crescentes. Em matéria de Beatles, porém, rumores sempre foram moeda corrente.

McCartney, 67 anos, já morto segundo uma lenda muito difundida nos anos 60, pode vir tocar no Brasil em 2010. É o que diz o site inglês SongKick, especializado em turnês. Até as datas já estariam agendadas: 16, 18 e 21 de abril, no Rio, em São Paulo e Brasília, respectivamente. Seria a última turnê mundial do artista pop mais bem sucedido da Terra. Seriam 100 cidades percorridas em dois anos. Nada confirmado, porém: é mais um rumor Beatle.

Lennon também anda em alta. O aguardado retrato de sua juventude, Nowhere Boy (da estreante Sam Taylor-Wood), deve chegar aos cinemas brasileiros no ano que vem. O filme se baseia nas memórias da meia-irmã Julia Baird, Imagine: Crescendo Com Meu Irmão John Lennon (editora Globo), conta a história pré-Beatles, em que entram o amigo Paul, a tia Mimi e a mãe Julia, e foi muito elogiado em sua estréia recente no exterior.

Tudo indica que 2010 será ¿ adivinhe ¿ um novo ano Beatle.

Uma cantora de curvas estonteantes, voz forte e muitas ideias na cabeça já tem datas agendadas no Brasil em 2010. Beyoncé se apresenta no mês de  fevereiro em Florianópolis (4), São Paulo (6), Rio de Janeiro (7) e Salvador (10). Beyoncée virá no auge da carreira, com nove indicações para o Grammy e Crazy in Love, de 2003, escolhida como a canção da década pelos respeitáveis e radicalizados funcionários da revista britânica New Music Express.

Beyoncé e Ivete Sangalo: expectativa para a reunião no carnaval de Salvador

Ela é um fenômeno pop, nascido com a banda de garotas negras Destiny´s Child, que vendeu milhões de discos. A Billboard a colocou na capa com a legenda Nossa Mulher do Ano. A Forbes escreveu ao lado do seu retrato: O império do entretenimento de Beyoncé. Ela compõe as próprias misturas de ritmos negros, do R&B contemporâneo às levadas de hip-hop, soul e funk. E faz tudo isso vestindo modelos futuristas desenhados pelo francês Thierry Mugler. Beyoncé, aliás, criou uma grife própria, com a mãe estilista.

2010 será também o ano de Ivete Sangalo, outra mulher que tem a força. Ivete abrirá os shows de Beyoncé em Salvador e São Paulo. Mãe de Marcelo, poucos meses de vida, a cantora baiana voltou aos palcos depois de permanecer quatro meses parada. Ela só se apresentou em lugares dos quais poderia se deslocar a tempo de voltar para casa e amamentar. A partir do ano novo, a coisa muda: o furacão Ivete retoma a rotina numa avalanche de shows que deve tomar de assalto o ano inteiro, explodindo depois do carnaval.

Vinicius de Moraes criou o adesivo São Paulo, túmulo do samba, que colou na testa da cidade. Mas São Paulo teve uma marca única de samba, uma personalidade inigualável, um artista boêmio, cômico, sentimental e emblemático chamado Adoniran Barbosa, cujo centenário será comemorado em 6 de agosto de 2010.

São Paulo comemora os 100 anos do compositor Adoniran Barbosa no mês de agosto

Falando a língua própria da cidade dos imigrantes, identificado com a massa de trabalhadores que levantava arranha-céus durante o dia e viajava enormes distâncias para encontrar seus dormitórios na periferia, Adoniran era dono de uma sintaxe única, eternizada em clássicos nacionais como Trem das Onze (Não posso ficar nem mais um minuto com você/Sinto muito amor, mas não pode ser/ Moro em Jaçanã) e Saudosa Maloca (Saudosa maloca/Maloca querida/Dim dim donde nóis passemo os dias feliz da nossa vida).

Era um poeta surpreendente: Venho por meio destas mal traçadas linhas/Comunicar-lhe que fiz um samba pra você. E tem uma parceria maravilhosa com o próprio Vinicius, criador da expressão fatídica que definiu a cidade. Em Bom Dia Tristeza, numa mistura de Quartier Latin com Avenida São João, eles cantam: Bom dia tristeza/ Você veio me ver/ Já estava ficando até meio triste/De estar tanto tempo longe de você. Adoniran será uma ótima lembrança para uma cidade tão maltratada.

P.S.: A redação do iG aposta numa banda paulista de nome e letras em inglês. No caso, não importa a língua, o Holger tem tudo para sair do circuito independente montado na própria criatividade, com músicas que lembram o melhor do rock inglês e das garagens inventivas do Brooklyn, em Nova York. Como muitas outras na década que se encerra no ano que vem, trata-se de uma banda que nasce de forma virtual, fazendo sucesso no site MySpace . Divertidos ao vivo, revesando-se nos instrumentos, todos os seus membros cantam. E o que eles cantam é o que vale a pena. 2010 é o ano do primeiro disco do Holger.

Leia mais sobre: música

    Leia tudo sobre: adoniram barbosabeatlesbeyonceivete sangalopaul mccartney

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG