ver novamente

Patrus Ananias

Nome Patrus Ananias
Nascimento 26 de janeiro de 1952
Nacionalidade Brasileira
Formação Direito
Partido PT
Site OficialNão possui
Redes sociais
​Patrus Ananias de Sousa (Bocaiúva, 26 de janeiro de 1952) ingressou na vida política ainda na faculdade, quando cursava Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, nos anos 1970, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT). 

Professor lincenciado da PUC Minas, onde começou a dar aulas em 1979, Patrus também é funcionário concursado da Assembleia Legislativa de Minas desde 1982. Sua primeira eleição se deu em 1988, quando se tornou vereador em Belo Horizonte. No ano de 1992, foi eleito prefeito da capital mineira, derrotando Aécio Neves (PSDB-MG). 

Entre os anos de 1997 e 2001, Patrus voltou seu foco para a academia, concluindo seu mestrado em Direito Processual pela PUC Minas. Candidatou-se em 1998 a governador de Minas Gerais, mas terminou a disputa, que teve Itamar Franco (PMDB) como vencedor, em terceiro colocado.

Saiu vitorioso nas eleições de 2002, ingressando para a Câmara dos Deputados com 520 mil votos. Durante o governo Lula, licenciou-se do cargo em 2004 para assumir o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 

Em 2010, foi candidato a vice-governador na chapa de Hélio Costa (PMDB), mas saiu derrotado por Antonio Anastasia (PSDB), candidato de Aécio Neves. Dois anos depois, com o racha entre o PT e o PSB na capital mineira, o nome de Patrus foi lançado para concorrer à Prefeitura de Belo Horizonte novamente. 

Últimas Notícias

      Todas as notícias