Novas poltronas da Sala Martins Pena preservarão concepção original do Teatro
Redação GPS
Novas poltronas da Sala Martins Pena preservarão concepção original do Teatro

As obras de restauração do Teatro Nacional Claudio Santoro , o maior equipamento cultural do Brasil, avançam para sua etapa final. A reforma vai além de melhorias de segurança e acessibilidade, com foco também na preservação patrimonial. Um dos destaques recentes foi a instalação das 488 novas poltronas na Sala Martins Pena, projetadas de acordo com o design original criado pelo renomado arquiteto Sérgio Rodrigues, referência no mobiliário brasileiro.

Durante uma visita técnica realizada nesta terça-feira (10), o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes , explicou que as antigas cadeiras precisaram ser substituídas devido à composição inflamável dos materiais.

“Embora fossem do Sérgio Rodrigues, as cadeiras da Sala Martins Pena foram trocadas porque o material usado na época era tóxico e fácil de pegar fogo. Seguindo as recomendações do Corpo de Bombeiros do DF, fizemos a substituição”, afirmou o secretário.

As novas poltronas, projetadas em veludo e com estrutura em madeira, foram desenvolvidas para garantir segurança, conforto e melhorar a acústica da sala. “As cores escolhidas por Athos Bulcão serão mantidas, com um tom de laranja na Martins Pena. As cadeiras agora são mais ergonômicas e serão distribuídas de forma a garantir uma visão sem obstruções para todos os espectadores”, detalhou Abrantes.

Outro avanço importante é a instalação de uma central de água gelada para climatização do espaço. O sistema foi projetado para atender não apenas a Sala Martins Pena, mas todo o complexo do Teatro Nacional. “Isso trará mais conforto térmico para o público e também vai melhorar a qualidade do ar que circula no teatro”, explicou.

Com um investimento total de R$ 70 milhões, a primeira etapa da reforma, focada na Sala Martins Pena, já concluiu importantes intervenções, como a criação de duas novas saídas de emergência, novos banheiros e a instalação de um reservatório de água com capacidade de 350 mil litros para prevenção de incêndios.

As obras também incluem a restauração de dois painéis icônicos do artista Athos Bulcão, que decoram o foyer e a Sala Martins Pena. Protegidas durante as intervenções, as peças estão agora em processo de restauração. “A nossa parceria com a Fundação Athos Bulcão vai garantir a manutenção desses painéis, que, felizmente, estão em bom estado de conservação”, destacou Abrantes.

Antonela Sole, arquiteta responsável pelo projeto de restauro, comentou os desafios de preservar a originalidade do teatro, projetado por Oscar Niemeyer, enquanto se adequava às normas modernas de acessibilidade.

“Nossa missão era criar caminhos acessíveis e saídas de emergência sem interferir no projeto original de Niemeyer”, explicou.

Além das melhorias físicas, o Teatro Nacional terá um memorial em homenagem a Claudio Santoro e outras figuras que nomeiam as salas do complexo cultural, como Heitor Villa-Lobos, Alberto Nepomuceno e Martins Pena. A conclusão da reforma é aguardada com grande expectativa pelo público e pela comunidade cultural de Brasília.

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