Colecionador de polêmicas, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) acusou, nesta segunda-feira (1º), pelas redes sociais, Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal ( STF ), de manipular as eleições passadas em favor do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em um post no antigo Twitter, o parlamentar afirmou ter em mãos documentos que comprovariam a interferência do ministro no resultado das eleições de 2022.
Com letras garrafais e pontos de exclamação, Do Val declarou: “O ministro Alexandre de Moraes manipulou as eleições passadas a fim de facilitar pro Lula e dificultar para o Bolsonaro e todos os influentes de direita”.
Além disso, o senador afirmou ter 500 páginas que incriminam o ministro do STF e apontam violações de direitos humanos.
Veja a publicação:
Alexandre de Morais manipulou as eleições para presidente, para eleger LULA!
Censura nas redes sociais, com um foco especial no período eleitoral brasileiro
O Brasil está envolvido em uma ampla repressão à liberdade de expressão liderada por um juiz da Suprema Corte chamado… pic.twitter.com/MW39K6HTwR— Marcos do Val (@marcosdoval) July 1, 2024
Redes sociais
Apesar das acusações, os documentos mencionados por Marcos do Val não foram apresentados nas redes sociais. Até o momento, o ministro Alexandre de Moraes não se pronunciou sobre as declarações do parlamentar.
No cenário internacional, em abril, o Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos divulgou um relatório que aponta supostas decisões contra a liberdade de expressão de Alexandre de Moraes, envolvendo a rede social X no Brasil.
O documento, intitulado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”, acusa os governos do Brasil e dos EUA de buscar silenciar críticos nas redes sociais.
Entre os opositores afetados pelas medidas mencionadas no relatório estão o ex-presidente Jair Bolsonaro, os senadores Marcos do Val e Alan Rick, a deputada federal Carla Zambelli e a filha de Roberto Jefferson, Cristiane Brasil.
O comitê solicitou documentos e registros relacionados aos esforços do Tribunal Superior Eleitoral e do STF para obrigar a rede social X a censurar conteúdos no país, além de comunicações entre o Departamento de Estado e o governo brasileiro sobre tais ordens.
The post Colecionador de polêmicas, senador Do Val acusa Moraes de favorecer Lula first appeared on GPS Brasília - Portal de Notícias do DF .