E quando o domingo já tinha seus primeiros minutos em Hungaroring, os comissários do GP anunciaram que Fernando Alonso perdeu sua pole-position. As primeiras informações dão conta de que espanhol foi jogado para a sexta posição no grid.
Os comissários reviram diversas vezes as imagens da confusão nos pits da McLaren durante a terceira e última parte do treino classificatório deste sábado (4) e, para corroborarem suas decisões, pediram as gravações da conversa via rádio para saber o que foi conversado entre o piloto e o time.
Ron Dennis, chefe da equipe, alegou que a culpa foi de Lewis Hamilton, que não atendeu à ordem de trocar de posição com Alonso na pista — o inglês estava à frente antes da última parada nos boxes — e acabou tendo de esperar a parada de seu companheiro nos minutos finais da sessão. Alonso disse que só ficou parado porque os engenheiros e mecânicos pediram.
Assim, Hamilton herda o primeiro lugar e Nick Heidfeld põe a BMW em segundo. Kimi Raikkonen, da Ferrari, e Nico Rosberg, da Williams, dividem a segunda fila. Alonso passa a ter a companhia de Ralf Schumacher.
Leia também no Grande Prêmio:
Veja novo grid de largada da corrida húngara
McLaren não vai obter ponto algum em prova
McLaren já avisa que vai recorrer de decisão
McLaren inocenta Alonso, põe culpa em Lewis
FIA investiga incidente em boxes da McLaren
Culpa deve ser posta no time, declara Alonso
Com "pegadinha", Alonso faz pole na Hungria
Hamilton diz: "Todos viram o que aconteceu"
Massa comenta: houve falha de comunicação
Nick larga em terceiro e espera subir no pódio
Kimi revela procupação com força da McLaren
Retrospecto anima Rosberg, quinto colocado
Confira a disputa entre companheiros em grid