A Confederação Brasileira de Automobilismo já está com uma proposta para modificar o artigo 20, parágrafo primeiro, do regulamento do campeonato da Stock Car, pelo qual dá-se o privilégio a 27 pilotos de largarem nas 12 etapas do calendário, independente da posição que conquistarem no grid, apurou o
Grande Prêmio nesta sexta-feira (4).
A regra supramencionada beneficia os 25 melhores classificados da temporada 2006 mais Marcos Gomes e Daniel Serra, campeão e vice da Light, respectivamente. Como são 38 os que partem nas corridas, estes pilotos garantem lugar para alinharem mesmo se obtiverem tempos no treino classificatório acima do 39º lugar.
Tal fato foi considerado um disparate para os 12 que ficaram de fora na prova de Interlagos, sobretudo para Ruben Carrapatoso, Ricardo Zonta e Enrique Bernoldi. Os dois oriundos da F-1 mais o campeão mundial de kart de 1998 não puderam largar. Os dois primeiros, que conseguiram marca entre os "top-38", tiveram de ceder seus postos para Chico Serra e Duda Pamplona, da patota dos "cativos".
A queixa, já prevista por todos, mobilizou tanto a Vicar quanto a CBA. O presidente da organizadora do campeonato, Carlos Col, admite que a quantidade é excessiva. "O número, talvez seja, discutível, poderia ser 15, 10 ou 20", declarou o dirigente, que fez ressalva: "Mas eu concordo com o critério. O Zonta e o Bernoldi tomaram susto na primeira prova por questão de adaptação deles e das equipes. Tenho certeza de que eles vão se classificar para esta prova e para as demais do campeonato."
Se tomarmos por base o primeiro treino livre em Curitiba, a certeza transformar-se-ia em frustração ou surpresa. Zonta conseguiu o 21º tempo na sessão; já Bernoldi foi o 41º. Assim, se valesse para o grid, Enrique deixaria de participar da prova mais uma vez. Sobre incluir os paranaenses no grupo, Col mostrou-se avidamente contra.
"Eu acho que é uma coisa para ser disputada na pista, com performance", comentou Carlos. "E esta garantia, com esse número de pilotos escolhido pela CBA, é justamente para privilegiar os pilotos que estiveram aqui nos últimos anos aqui na categoria, trabalhando, competindo, fazendo contratos com seus patrocinadores", acresceu. Col sublinhou que é contra alterações de regulamento enquanto transcorre o campeonato. "É desconfortável", resumiu.
Nestor Valduga, presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional, órgão da CBA, deve apresentar neste sábado na capital paranaense a idéia da entidade.