Nascar: Talladega sedia 30ª prova deste ano
Paulo Lava 05/10/2006 - 11:25
|
 |
|
|
A pista de Talladega – palco da 30a etapa da Nascar 2006, no próximo domingo – provoca sentimentos antagônicos. De um lado, aficionados ávidos pelo espetáculo comum de até quatro carros contornando as velozes curvas do circuito de 2,66 milhas. Do outro, pilotos e equipes que, com raras exceções, comungam o pensamento de que “esta pista é muito perigosa” e de que “é uma etapa em que, muitas vezes, a perda de equipamento, é total”.
Este último, registre-se, fica por conta dos inevitáveis acidentes: devido ao fato de que a pista é a mais larga do calendário e uma das mais velozes, os carros andam juntos e qualquer vacilo por parte dos competidores faz com que os acidentes tenham sempre um grande número de envolvidos.
Como se não bastasse, a pista de Talladega foi recapeada. Se tal obra impedirá desgaste de pneus, por outro lado, proporcionará velocidades ainda maiores. E este novo piso, inclusive, poderá mexer na tabela de pontuação. “Queria ter assumido o terceiro posto depois desta prova e não antes. Pelo retrospecto não muito agradável, tenho quase certeza de que alguém ocupará minha posição ao final da prova deste final de semana”, afirmou o veterano Mark Martin (Roush/Ford), no início da semana.
O comentário baseia-se nas duas últimas corridas no traçado: no ano passado, Martin aparecia na quarta posição entre os pilotos que disputavam o playoff. Envolveu-se em uma batida e caiu para o nono lugar na pontuação. Nesta temporada, por ocasião da nona etapa, mais um acidente e nova queda na classificação.
Para quem acha que o discurso é papo de quem conta os dias para retirar-se — em 2007, Martin prevê participar da categoria Truck Series —, é importante ressaltar que o jovem e carismático Dale Earnhardt Jr. pensa de forma idêntica.
Em 2005, Júnior foi o responsável pelo acidente que tirou o veterano da prova. Na atual temporada, na primeira visita a Talladega, o motor de seu Chevrolet Monte Carlo explodiu, deixando a liderança para Jimmie Johnson.
Johnson, por sua vez, vai em busca de sua segunda conquista do ano: “Só a vitória me interessa. Preciso dos 180 pontos para voltar a ter chances reais na briga pelo título”, comentou o piloto da equipe Lowe’s/Hendrick. Mais do que o novo asfalto, o piloto teme seus dois companheiros de equipe, Jeff Gordon e Kyle Busch. Sexto e nono colocados respectivamente, ambos almejam a vitória para continuar alimentando as chances pelo título.
|
|