Vencedores do Oscar serão escolhidos por voto eletrônico em 2013

Academia de Hollywood vai finalmente substituir cédulas por sistema computadorizado, com nível de segurança "militar"

EFE |

AFP
Oscar: voto eletrônico chega à Academia
A Academia de Hollywood anunciou ontem a decisão de substituir as tradicionais cédulas enviadas a seus sócios para escolher os vencedores do Oscar pelo voto eletrônico, já a partir de 2013, de acordo com um comunicado.

A entidade assinou um contrato com a empresa tecnológica Everyone Counts para iniciar um serviço exclusivo de votação protegido por um sistema de segurança de nível militar.

Siga o iG Cultura no Twitter

A empresa foi escolhida após 18 meses de estudo por contar com uma plataforma eleitoral via internet que é "líder global" em seu setor.

"Dentro de sua tecnologia e processos há múltiplos níveis de segurança que inclui técnicas de criptografia de grau militar", explicou a Academia em nota oficial.

"É uma honra ter ganhado a confiança da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas para levar a votação eletrônica ao Oscar", disse a presidente da Everyone Counts.

Acesse o especial do Oscar 2012

Entre os clientes da companhia estão o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, o Ministério da Justiça do Reino Unido, assim como os estados norte-americanos de Oregon, Flórida e Washington.

A companhia trabalhará com a empresa de consultoria Pricewaterhousecoopers (PwC) que continuará supervisionando a legitimidade do processo de votação e da apuração.

Em 2012, a Academia de Hollywood montará um rigoroso esquema de segurança e de testes para comprovar a confiabilidade do sistema e sua aceitação por parte de seus mais de seis mil associados.

Até este ano, os ganhadores das estatuetas eram escolhidos por meio de um serviço de votos enviados pelo correio.

    Leia tudo sobre: oscarcinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG