Uggie, de "O Artista", ganha o primeiro "Oscar" canino

Animal da raça Terrier vence o primeiro Coleira de Ouro por seu trabalho em Hollywood

iG São Paulo com AFP |

AP
Uggie, de "O Artista", com sua roupa de gala
Uggie, o cão da raça Jack Russell Terrier que rouba a cena no filme mudo "O Artista" , foi o vencedor do primeiro Coleira de Ouro ("Golden Collar"), premiação criada para reconhecer a excelência canina em Hollywood.

O animal, também indicado por "Água para Elefantes", superou concorrentes como Cosmo, de "Toda Forma de Amor", Denver, de "50%", Hummer, de "Jovens Adultos" e o doberman Blackie, de "A Invenção de Hugo Cabret", alvo de uma campanha do diretor Martin Scorsese .

Siga o iG Cultura no Twitter

Com 10 anos de idade, Uggie tem uma longa carreira no cinema e na televisão. O treinador do cãozinho, Omar von Muller, anunciou a aposentadoria do animal e recebeu o prêmio por ele – uma coleira de cristais Swarovski com um pingente em forma de osso.

Leia também: Uggie é barrado e não estará na entrega do Oscar

"Ele é um grande 'performer' e ao mesmo tempo um grande membro da família. Dorme conosco ... ele está ficando um pouco velho, então isto é maravilhoso", disse Muller, afirmando que Uggie será seu "parceiro para sempre".

TV iG: assista à performance de Uggie no anúncio dos indicados ao Coleira de Ouro

"Isto é muito importante para todos os treinadores na indústria do cinema, porque nós nunca fomos reconhecidos antes. As pessoas não entendem que se leva centenas, às vezes milhares, de horas para treinar um cachorro."

Parte do elenco de "O Artista" compareceram à premiação, entre elas as atrizes Missi Pyle, Beth Grant e o ator James Cromwell. "É um prazer estar aqui, até porque devo minha carreira a um porco", brincou Cromwell, que aos 55 anos estrelou "Babe, o Porquinho Atrapalhado" (1995).

O Coleira de Ouro é mais um para a longa lista de prêmios de "O Artista", indicado a dez categorias do Oscar 2012 , incluindo melhor filme. Mas esta não foi a primeira honraria conquistada por Uggie: no ano passado, o cão também recebeu a "Palm Dog" ("Palma Canina") no Festival de Cannes, uma brincadeira com o principal prêmio do evento, a Palma de Ouro.

Leia também: Uggie é barrado e não estará na entrega do Oscar

O "Golden Collar" distribuiu prêmios em cinco categorias, incluindo melhor cão em um filme estrangeiro, melhor cão em série de televisão, melhor cão em reality show e melhor cão em filme feito direto para DVD.

A atriz Charlize Theron, que não estava presente, foi premiada por seu trabalho a favor dos direitos dos animais.

null

    Leia tudo sobre: oscarcinemao artistauggiecachorrocoleira de ouro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG