"The Artist" vence Critic's Choice Awards 2012

Premiação da crítica dos EUA deu melhor filme e direção à produção francesa; George Clooney e Viola Davis venceram como atores

iG São Paulo com EFE |

Getty Images
Os atores Bérénice Bejo e Jean Dujardin seguram prêmio de melhor filme para "The Artist"
O Critic's Choice Awards 2012, em sua 17ª edição, coroou na noite desta quinta-feira (12) o filme mudo francês "The Artist" como o grande vencedor da premiação da crítica, mais uma da temporada do Oscar 2012 . Rodado em preto e branco, "The Artist" levou os prêmios de melhor filme e melhor diretor (Michel Hazanavicius).

"Histórias Cruzadas" venceu com as atuações de Viola Davis (melhor atriz) e Octavia Spencer (melhor atriz coadjuvante), assim como por seu elenco por completo. George Clooney foi eleito melhor ator por seu trabalho em "Os Descendentes", enquanto Christopher Plummer ("Toda Forma de Amor - Beginners") levou o prêmio de melhor ator coadjuvante. "Sinto-me terrivelmente jovem esta noite", disse o veterano ator ao receber o prêmio. "Devolveram minha juventude", acrescentou.

Siga o iG Cultura no Twitter

A estatueta ao melhor roteiro original foi para "Meia-Noite em Paris", enquanto "O Homem que Mudou o Jogo" levou a de melhor roteiro adaptado. "Rango" venceu como melhor animação, "Missão Madrinha de Casamento" foi coroada melhor comédia e "A Separação", de Asghar Farhadi, acabou como melhor filme estrangeiro. Thomas Horn ("Tão Forte e Tão Perto") foi escolhido o melhor jovem ator, e "George Harrison: Living in the Material World", de Martin Scorsese, o melhor documentário.

Os prêmios do Critic's Choice, entregues no Hollywood Palladium, são escolhidos por mais de 250 membros da Associação de Críticos Cinematográficos de Rádio e Televisão dos EUA (Broadcast Film Critics Association) e com frequência coincidem com os candidatos e vencedores do Oscar – nos últimos dez anos, o ganhador de melhor filme no Critic's Choice e no Oscar foi o mesmo em sete vezes.

"The Artist" e "A Invenção de Hugo Cabret" partiam como favoritos, com 11 indicações cada um, três a mais que "Histórias Cruzadas" e "Drive". Veja abaixo a lista dos principais ganhadores do Critic's Choice Awards 2012.

Reuters
George Clooney e Viola Davis posam com prêmios de melhor ator e atriz do Critic's Choice Awards 2012
Melhor filme: "The Artist"
Melhor direção: "The Artist"
Melhor ator: George Clooney, "Os Descendentes"
Melhor atriz: Viola Davis, "Histórias Cruzadas"
Melhor ator coadjuvante: Christopher Plummer", "Toda Forma de Amor"
Melhor atriz coadjuvante: Octavia Spencer, "Histórias Cruzadas"
Melhor roteiro original: "Meia-Noite em Paris"
Melhor roteiro adaptado: "O Homem que Mudou o Jogo"
Melhor documentário: "George Harrison: Living in the Material World"
Melhor animação: "Rango"
Melhor filme estrangeiro: "A Separação" (Irã)

    Leia tudo sobre: the artisthistórias cruzadascritics choiceoscarcinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG