LOS ANGELES ¿ O drama sobre o conflito no Iraque Guerra ao Terror ganhou ainda mais pontos como favorito ao Oscar ao ser anunciado no sábado como o vencedor do prêmio do Sindicato de Roteiristas dos Estados Unidos (WGA) na categoria roteiro original.

Divulgação

"Guerra ao Terror" rendeu prêmio de roteiro original ao jornalista Mark Boal

Com nove indicações ao Oscar, que acontece em 7 de março, o filme sobre o dia a dia de um esquadrão americano antibombas é o favorito para o maior prêmio da indústra cinematográfica.

O filme dirigido por Kathryn Bigelow já havia conquistado os prêmios do Sindicato dos Diretores (DGA) e do Sindicato de Produtores (PGA), considerados termômetros para o Oscar.

O roteiro de "Guerra ao Terror" foi escrito pelo jornalista Mark Boal, que passou várias semanas com uma unidade militar no Iraque.

Boal superou na disputa James Cameron por "Avatar", Joel e Ethan Coen por "Um Homem Sério", Neustadter Scott e Michael H. Weber pela comédia romântica "500 Dias com Ela", além de Jon Lucas e Scott Moore por "Se Beber Não Case".

O prêmio de roteiro adaptado foi conquistado por Jason Reitman e Sheldon Turner por "Amor Sem Escalas" ("Up in the Air").

Leia as últimas notícias do Oscar 2010

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.