Guerra ao Terror e Avatar - Oscar 2013 - iG" /

Oscar 2010 verá batalha entre Guerra ao Terror e Avatar

De um lado, uma superprodução em 3D que tornou-se a maior bilheteria de todos os tempos. De outro, um pequeno filme sobre a guerra do Iraque que pouca gente viu. São, respectivamente, Avatar e Guerra ao Terror. Os dois filmes são os favoritos ao Oscar de melhor filme, que será entregue na noite deste domingo em Los Angeles. A batalha tem um atrativo extra: o diretor do primeiro, James Cameron, é ex-marido da diretora do segundo, Kathryn Bigelow.

iG São Paulo |

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=ultimosegundo%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237947738499&_c_=MiGComponente_C

AP
A atriz Suzy Amis e o diretor James Cameron chegam ao Kodak Theatre


Apesar da ampla vantagem nas bilheterias de "Avatar", no Oscar há um ligeiro favoritismo para "Guerra ao Terror". O filme venceu dois importantes termômetros do Oscar: o prêmio do Sindicato dos Produtores e do Sindicato dos Diretors, que escolheu uma mulher pela primeira vez em 62 anos.

Se Bigelow conquistar a estatueta de direção, será a primeira mulher a ser premiada nesta categoria. Nem mesmo indicações são comuns: ela é apenas a quarta cineasta a receber a distinção, ao lado de Lina Wertmüller (1975, "Pasqualino Sete Belezas"), Jane Campion (1994, "O Piano") e Sofia Coppola (2004, "Encontros e Desencontros").

AP

Kathryn Bigelow no Sindicato dos Diretores: em forma surpreendente aos 58 anos

Na categoria melhor ator, o grande favorito é Jeff Bridges, como o cantor alcóolatra de "Coração Louco". Ele já foi indicado em outras quatro oportunidades, mas nunca ganhou. Para melhor atriz, a estatueta deve ir para Sandra Bullock, por "Um Sonho Possível". Quem corre por fora é a veterana Meryl Streep, pela comédia "Julie e Julia".

Bullock pode conquistar o Oscar no mesmo final de semana em que levou para casa o prêmio de pior atriz do ano. Neste sábado, ela conquistou o Framboesa de Ouro, espécie de anti-Oscar, pelo filme "Maluca Paixão". E, mostrando senso de humor, fez questão de comparecer à cerimônia.

AP

Sandra recebe o Framboesa de Ouro de pior atriz

Neste ano, a cerimônia terá dois apresentadores, Steve Martin e Alec Baldwin. Martin já apresentou o Oscar duas vezes em 2001 e 2003, enquanto Baldwin vive um dos melhores momentos de sua carreira na série "30 Rock". Também fazem parte do time de apresentadores os comediantes Ben Stiller, Tina Fey e Steve Carrell (Sacha Baron Cohen, o Borat, foi vetado na última hora).

Na conta de celebridades, estão confirmadas no Kodak Theatre as presenças de Charlize Theron, John Travolta, Robert Downey Jr, Sean Penn e Gerard Butler, além de, para contrabalancear, jovens estrelas para atrair a parcela infanto-juvenil, como Miley Cyrus, Zack Efron e Taylor Lautner e Kristen Stewart, astros de "Crepúsculo".

Transmitida ao vivo para mais de 200 países, a cerimônia do Oscar será exibida no Brasil pelo canal a cabo TNT e pela rede Globo, depois do programa "Big Brother Brasil". Acompanhe os premiados e desdobramentos no especial do iG do Oscar 2010.

Leia as últimas notícias do Oscar 2010

* Com agências internacionais

    Leia tudo sobre: oscar

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG