Os possíveis indicados ao Oscar 2011

Conheça os filmes mais badalados da temporada e assista aos trailers

Marco Tomazzoni, iG São Paulo |

Faltando pouco mais de duas semanas para os indicados ao Oscar 2011 serem divulgados, já é possível prever quem são os possíveis concorrentes à estatueta dourada, a maior e mais badalada premiação do cinema mundial.

A lista definitiva ( confira a lista dos indicados ao Oscar 2011 ) sempre pode trazer alguma surpresa, mas premiações da crítica , correlatas, como o Globo de Ouro , e os prêmios entregues pelos sindicatos de classe , formados pelos mesmos eleitores da Academia de Hollywood, tratam de deixar atores, cineastas e produtores preparados de antemão.

Os nomes dos candidatos ao Oscar serão revelados no próximo dia 25. A cerimônia de entrega de prêmios será realizada no Teatro Kodak, de Los Angeles, no dia 27 de fevereiro. Confira abaixo os trailers, a sinopse, a estreia e a categoria em que cada filme deve ser indicado.

null"A Rede Social"
O épico moderno sobre a criação do Facebook encabeçou, junto com "Toy Story 3", boa parte das listas de destaques de 2010 e venceu o prêmio da National Board of Review, associação dos críticos dos EUA, além de várias premiações similares. É o favorito ao Oscar e tem grandes de ganhar como melhor diretor (David Fincher, de "O Curioso Caso de Benjamin Button") e roteiro adaptado. Jesse Eisenberg, no papel de Mark Zuckerberg, e Andrew Garfield, que interpreta o brasileiro Eduardo Saverin, correm por fora aos prêmios de ator e ator coadjuvante.
Possíveis indicações ao Oscar: filme, diretor, ator, ator coadjuvante, roteiro, edição, trilha
Estreia no Brasil: em cartaz

null"O Discurso do Rei"
Representante britânico do ano, o filme chama a atenção pelo elenco competente. Colin Firth encarna o rei George 6º, líder do império britânico que precisa superar a gagueira e transmitir segurança à população durante a tensa Segunda Guerra Mundial. Indicado no ano passado por "Direito de Amar", Firth é o grande favorito a melhor ator. Helena Bonham Carter, como a rainha Elizabeth, e Geoffrey Rush, o professor do rei, têm lugar certo nos indicados a coadjuvante. Dirigido por Tom Hopper, de "Sombras do Passado" (2004), "Discurso do Rei" lideras as indicações do Globo de Ouro, com 7.
Possíveis indicações ao Oscar: filme, diretor, ator, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, trilha
Estreia no Brasil: 4 de fevereiro

null"Cisne Negro"
O diretor Darren Aronofsky ("O Lutador", "Réquiem para um Sonho") deve ganhar sua primeira indicação ao Oscar por conseguir levar o terror psicológico para o universo do balé. Forte candidata ao prêmio de atriz, Natalie Portman interpreta uma ascendente bailarina de Nova York escalada para estrelar a nova montagem de "O Lago dos Cisnes". No competitivo mundo da dança, enquanto ela encarna a graça do Cisne Branco, começa a dar vazão ao sombrio Cisne Negro. Ainda no elenco, Mila Kunis (provável indicada a coadjuvante), Barbara Hershey, Winona Ryder e o francês Vincent Cassel.
Possíveis indicações ao Oscar: filme, diretor, atriz, atriz coadjuvante, roteiro
Estreia no Brasil: 11 de fevereiro

null"Bravura Indômita"
Ignorado pelo Globo de Ouro, o remake dos irmãos Coen para o faroeste homônimo de 1969 tem tudo para figurar nas principais categorias do Oscar, como já indicam as premiações dos sindicatos de classe. No lugar de John Wayne, que ganhou o Oscar por seu papel no filme, entra Jeff Bridges (vencedor do ano passado) como um xerife caolho e decadente que ajuda uma adolescente (Hailee Steinfeld) a perseguir o assassino de seu pai (Josh Brolin). Matt Damon também se une à dupla. Se confirmada, será a quinta indicação dos irmãos Coen, que já têm quatro Oscars na estante.
Possíveis indicações ao Oscar: filme, diretor, ator, atriz coadjuvante, roteiro adaptado
Estreia no Brasil: 21 de janeiro

null"Reencontrando a Felicidade"
Baseado na peça homônima, é um drama pesado sobre um casal – Nicole Kidman e Aaron Eckart – atormentado e amargurado pela perda do filho, morto num acidente. Cada um acaba adotando um mecanismo próprio para lidar com a dor e a saudade. Depois do fracasso de "Austrália" e "Nine", "Reencontrando a Felicidade" representa as pazes de Kidman com a crítica, tanto que é concorrente forte para melhor atriz. A direção é de John Cameron Mitchell, do polêmico "Shortbus" e de "Hedwig - Rock, Amor e Traição".
Possíveis indicações ao Oscar: atriz
Estreia no Brasil: 18 de fevereiro

null "O Vencedor"
Dois anos depois de Mickey Rourke sair de mãos vazias por "O Lutador", outro filme sobre os ringues volta ao Oscar. "O Vencedor" segue Mark Wahlberg , promessa no boxe que tenta superar o fantasma do irmão (Christian Bale), fracassado no esporte. A história real de superação tem lugar garantido entre os concorrentes a melhor filme. Em mais uma transformação física, Bale é, ao lado de Geoffrey Rush, favorito a ator coadjuvante, assim como Melissa Leo ("Rio Congelado") e Amy Adams ("Julia & Julia") podem surpreender na categoria feminina. A direção é de David O. Russell ("Três Reis", "Huckabees").
Possíveis indicações ao Oscar: filme, diretor, ator, ator coadjuvante, atriz coadjuvante
Estreia no Brasil: 4 de fevereiro

null"Inverno da Alma"
Em muitas listas de melhores do ano, "Inverno da Alma" deve seu hype à elogiadíssima interpretação de Jennifer Lawrence. Ela interpreta Ree, uma garota de 17 anos que vaga numa paisagem gelada em busca do pai, desaparecido. Se ele não for encontrado, a família perde a casa e Ree e seus dois irmãos pequenos não vão ter onde morar. É claro que o tal pai não vai ser nada fácil de ser encontrado, já que ninguém quer revelar seu paradeiro. Se serve de termômetro, "Inverno da Alma" foi o vencedor do Gotham Awards, premiação independente que "Guerra ao Terror" também ganhou antes do triunfo no Oscar de 2010.
Possíveis indicações ao Oscar: filme, atriz
Estreia no Brasil: 28 de janeiro

null"127 Horas"
Após o triunfo de "Quem Quer Ser Um Milionário?", Danny Boyle resolveu regressar ao espírito aventureiro que filmou em "A Praia", apesar da abordagem ser agora menos fantasiosa e baseada em fatos reais, na linha de "Na Natureza Selvagem". "127 Horas" foi o tempo em que o montanhista Aron Ralston ficou à espera de resgate, depois de ter seu braço preso num cânion em Utah, graças a um deslizamento. Apresentador do Oscar ao lado de Anne Hathaway, o protagonista James Franco talvez nem precise subir ao palco para pegar o prêmio, o que seria inédito na festa.
Possíveis indicações ao Oscar: filme, ator, roteiro adaptado
Estreia no Brasil: 18 de fevereiro

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=ultimosegundo%2FMiGCompVideo_C%2FMiG_Detalhe&_cid_=1237916632321&_c_=MiGCompVideo_C "Minhas Mães e Meu Pai"
Filme família, mas com viés moderno. Um casal de lésbicas (Anette Benning e Julianne Moore) começa a ter problemas no relacionamento depois que seus dois filhos, gerados por inseminação artificial, resolvem conhecer o doador de esperma de suas mães, ou seja, seu pai (Mark Ruffalo). O surgimento de um triângulo amoroso complica ainda mais a situação. O filme provocou sensação no festival de Sundance, ainda a maior vitrine do cinema independente norte-americano. Benning deve conseguir sua quarta indicação ao Oscar.
Possíveis indicações ao Oscar: filme, roteiro original, atriz
Estreia no Brasil: em cartaz


_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=ultimosegundo%2FMiGCompVideo_C%2FMiG_Detalhe&_cid_=1237916651503&_c_=MiGCompVideo_C "Namorados Para Sempre"
Drama romântico exibido em Sundance e no Festival de Cannes, na mostra paralela "Um Certo Olhar". Michelle Williams ("Brokeback Mountain") e Ryan Gosling ("Diário de Uma Paixão") vivem um casal em crise no casamento. Os bons momentos são intercalados na montagem com o declínio da relação. A dupla de protagonistas foi indicada ao Globo de Ouro e pode repetir a dobradinha no Oscar. A direção é de Derek Cianfrance, conhecido por seu trabalho com documentários.
Possíveis indicações ao Oscar: atriz, ator
Estreia no Brasil: 25 de fevereiro

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=ultimosegundo%2FMiGCompVideo_C%2FMiG_Detalhe&_cid_=1237916669908&_c_=MiGCompVideo_C "Animal Kingdom"
Elogiada produção australiana sobre o submundo de Melbourne. Depois de ver a mãe sofrer uma overdose, o jovem J vai morar com a avó (Jacki Weaver) e os tios, todos envolvidos em negócios criminosos. Não demora para o adolescente ingressar no mundo do crime, nem para a polícia entrar na história e as consequências serem catastróficas. Guy Pearce e Ben Mendelsohn também estão no elenco, mas é Jacki Weaver quem rouba a cena e está virtualmente em todas as premiações na categoria de atriz coadjuvante.
Possíveis indicações ao Oscar: atriz coadjuvante
Estreia no Brasil: sem previsão


_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=ultimosegundo%2FMiGCompVideo_C%2FMiG_Detalhe&_cid_=1237916683348&_c_=MiGCompVideo_C "A Origem"
Assim como "Avatar" no ano passado, "A Origem" vai representar os campeões de bilheteria no Oscar deste ano. A complexa trama de ação e roubo do diretor Christopher Nolan deve ser esquecida nos prêmios de interpretação, mas provavalmente garantirá lugar nas outras categorias principais (filme, diretor, roteiro) e técnicas. Para quem ainda não viu, Leonardo DiCaprio é o chefe de uma quadrilha que invade o subsconsciente de suas vítimas atrás de segredos industriais.
Possíveis indicações ao Oscar: filme, diretor, roteiro, edição, trilha sonora
Estreia no Brasil: disponível em DVD

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=ultimosegundo%2FMiGCompVideo_C%2FMiG_Detalhe&_cid_=1237916693041&_c_=MiGCompVideo_C "Toy Story 3"
Desde que a categoria de melhor animação em longa-metragem foi criada na década passada, as produções do gênero nunca mais concorreram ao Oscar de melhor filme (feito conseguido apenas por "A Bela e Fera", em 1992). Pois a campanha da Disney para que isso volte a acontecer tem sido forte e, com o total dos indicados a melhor filme ampliado para 10, é provável que realmente consiga – até porque, há de se dizer, o filme da Pixar apareceu no topo ou ao menos nas primeiras colocações das listas de melhores de 2010.
Possíveis indicações ao Oscar: filme, animação, roteiro
Estreia no Brasil: disponível em DVD

    Leia tudo sobre: oscar 2011cinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG