Indicados ao Oscar 2012 serão anunciados nesta terça-feira

"O Artista", "Os Descendentes" e "Histórias Cruzadas" são os favoritos a brilhar na festa

iG São Paulo |

Divulgação
Jean Dujardin e Bérénice Bejo em "O Artista"
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciará nesta terça-feira (24), a partir das 11h30 (horário de Brasília), os indicados ao Oscar 2012 , num ano em que o principal destaque deve ser um filme francês, mudo e em preto e branco.

"O Artista" , uma homenagem à história do cinema que vem chamando a atenção desde o Festival de Cannes , é o provável campeão de indicações e sério concorrente nas categorias principais, em especial melhor filme, diretor (Michel Hazanavicius), roteiro e ator (Jean Dujardin). Sua vitória na festa do Sindicato dos Produtores , no último final de semana, e em outras premiações da temporada só comprovam seu favoritismo.

Siga o iG Cultura no Twitter

Entre os norte-americanos, tem maiores chances "Os Descendentes" e "Histórias Cruzadas" . O primeiro, um drama situado no Havaí, com George Clooney no papel principal, enquanto o outro, baseado num best-seller nos Estados Unidos, traça um comentário sobre o avanço dos direitos raciais no país, que caiu nas graças do público .

Leia também: Estatuetas do Oscar são fabricadas a mão; entenda

"Os Descendentes" ganhou o Globo de Ouro de melhor filme dramático e melhor ator (Clooney), categorias nas quais segue como forte candidato, assim como a melhor diretor (Alexander Payne) e roteiro adaptado. Já "Histórias Cruzadas", além de melhor filme, vai disputar as estatuetas de melhor atriz (Viola Davis) e melhor atriz coadjuvante (Octavia Spencer, a favorita).

Conheça o especial do Oscar 2012

O anúncio dos indicados será realizado no Samuel Goldwyn Theater, em Los Angeles, e estará a cargo do presidente da Academia, Tom Sherak, e da atriz Jennifer Lawrence, indicada ao Oscar por "Inverno da Alma" e estrela de "Jogos Vorazes" .

Divulgação
George Clooney em "Os Descendentes"
Os possíveis indicados

Pelo terceiro ano, o Oscar terá dez candidatos a melhor filme, mas não será tão simples assim. Há uma nova alteração na regra: na verdade, a categoria poderá ter entre cinco e dez concorrentes, já que só serão indicados os filmes que conseguirem ao menos 5% de votos como primeira opção dos sócios da Academia – o órgão utiliza o sistema preferencial para chegar aos finalistas, no qual os votantes enumeram seus filmes favoritos de 1 a 10 ( entenda o processo aqui ).

Na categoria de melhor diretor, o Oscar deve ficar entre Michel Hazanavicius, Alexander Payne e Martin Scorsese, que surpreendeu no Globo de Ouro com a vitória por "A Invenção de Hugo Cabret". Os azarões são Woody Allen ( "Meia-Noite em Paris" ) e David Fincher ( "Os Homens que Não Amavam as Mulheres" ).

Dujardin e Clooney lideram a disputa pela estatueta de melhor ator, mesmo com Brad Pitt ("O Homem Que Mudou o Jogo") e Leonardo DiCaprio ( "J. Edgar" ) buscando um lugar na disputa, com o mexicano Demián Bichir ("A Better Life"), indicado ao Sindicato dos Atores , correndo por fora.

Em relação ao prêmio de melhor atriz, Meryl Streep ( "A Dama de Ferro" ) se sobressai sobre suas concorrentes, entre elas Glenn Close ( "Albert Nobbs" ) e Viola Davis ("Histórias Cruzadas"). Entre os coadjuvantes, dificilmente a estatueta não será entregue a Christopher Plummer ("Toda Forma de Amor") e Octavia Spencer ("História Cruzadas").

A disputa de melhor roteiro original deverá ficar entre Woody Allen ("Meia-Noite em Paris") e Hazanavicius ("O Artista"). Já em roteiro adaptado, a briga deve ser feia entre "Os Descendentes", "Os Homens que Não Amavam as Mulheres", "Histórias Cruzadas", "A Invenção de Hugo Cabret" e "O Homem que Mudou o Jogo" (de Aaron Sorkin, ganhador ano passado com "A Rede Social"), os prováveis indicados.

Leia também: Estatuetas do Oscar são fabricadas a mão; entenda

A cerimônia do Oscar 2012, que chega a sua 84ª edição, será realizada no dia 26 de fevereiro, no domingo após o Carnaval, no Kodak Theater, de Los Angeles, e contará com transmissão ao vivo em mais de 225 países.

* com EFE

    Leia tudo sobre: oscarcinemao artistathe artistos descendentes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG