"Histórias Cruzadas" triunfa na festa do Sindicato dos Atores

Drama racial ganha os prêmios de elenco, atriz e atriz coadjuvante na prévia do Oscar 2012; francês Jean Dujardin vence como ator

iG São Paulo |

A premiação do Sindicato dos Atores de Hollywood (Screen Actors Guild Awards), considerada uma importante prévia do Oscar nas categorias de interpretação, consagrou na noite deste domingo (29) o elenco de "Histórias Cruzadas" . O drama racial, que estreia na próxima sexta-feira (03) no Brasil, ganhou os prêmios de melhor atriz (Viola Davis), melhor atriz coadjuvante (Octavia Spencer) e melhor elenco. A vitória de Davis lança dúvida sobre o favoristimo de Meryl Streep, até então considerada imbatível por seu papel em "A Dama de Ferro" .


O francês Jean Dujardin superou George Clooney ( "Os Descendentes" ) e levou para casa a estatueta de melhor ator por "O Artista" , o que o acirra ainda mais sua disputa com o astro norte-americano. Ainda mostrando inglês cambaleante em seu discurso de agradecimento, Dujardin estava muito emocionado.

O veterano Christopher Plummer, confirmando seu franco favoritismo à estatueta da Academia, venceu mais uma vez como melhor ator coadjuvante por "Toda Forma de Amor". Plummer é praticamente uma unanimidade em todas as premiações do ano.

Siga o iG Cultura no Twitter

Composto por 120 mil associados ao redor do mundo, o Sindicato dos Atores é muito maior do que a Academia de Hollywood (cerca de 6 mil membros), mas como os atores constituem a maior parte dos votantes do Oscar, a premiação da categoria se converte num importante termômetro da temporada. Só não serve, no entanto, para prever o vencedor do Oscar de melhor filme.

Nas categorias dedicadas à televisão, "Boardwalk Empire" ganhou como melhor ator - drama, com Steve Buscemi, e melhor série dramática. "Modern Family" venceu como melhor elenco de série cômica, mas os prêmios de atuação individual foram entregues a Alec Baldwin – vencedor pelo sexto ano consecutivo –  e a Betty White, aos 90 anos, por "Hot in Cleveland".

A grande homenageada da noite foi a atriz Mary Tyler Moore, famosa pelo programa "The Mary Tyler Moore Show", que recebeu um prêmio pelo conjunto da obra e foi aplaudida de pé pelo público no Shrine Auditorium, em Los Angeles.

Acesse o especial do Oscar

Confira abaixo os vencedores do SAG Awards 2012.

Melhor elenco: "Histórias Cruzadas"
Melhor ator: Jean Dujardin, "O Artista"
Melhor atriz: Viola Davis, "Histórias Cruzadas"
Melhor ator coadjuvante: Christopher Plummer, "Toda Forma de Amor"
Melhor atriz coadjuvante: Octavia Spencer, "Histórias Cruzadas"
Melhor elenco de dublês: "Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2"

Melhor elenco de série - drama: "Boardwalk Empire"
Melhor elenco de série - comédia: "Modern Family"
Melhor ator de série - drama: Steve Buscemi, "Boardwalk Empire"
Melhor atriz de série - drama: Jessica Lange, "American Horror Story"
Melhor ator de série - comédia: Alec Baldwin, "30 Rock"
Melhor atriz de série - comédia: Betty White, "Hot in Cleveland"
Melhor ator de minissérie ou telefilme: Paul Giamatti, "Too Big to Fail"
Melhor atriz de minissérie ou telefilme: Kate Winslet, "Mildred Pierce"
Melhor elenco de dublês - TV: "Game of Thrones"

Veja também: Confira a chegada dos astros no tapete vermelho do SAG Awards 2012

null

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG