História de vigarista concorre duas vezes ao Oscar

Ficção e documentário "Vips" estão na disputa pela vaga brasileira na premiação

iG São Paulo |

Pela primeira vez duas versões de uma mesma história disputam a vaga para representar o Brasil no Oscar 2012 . Tanto a ficção "Vips" , de Toniko Melo, quanto o documentário "Vips - Histórias Reais de um Mentiroso" , de Mariana Caltabiano, abordam a vida do vigarista Marcelo Nascimento da Rocha.

Siga o iG Cultura no Twitter

Autor de diversos golpes menores, o rapaz ficou famoso após enganar o apresentador Amaury Jr. no Carnaval do Recife, em 2001, ocasião em que fingiu ser filho do dono da empresa de aviação Gol. O episódio inclusive é retratado por ângulos diferentes nas duas produções.

O primeiro passo para a história de Marcelo virar filme foi dado pela produtora Mariana Caltabiano, responsável pelo site infantil iGuinho . Foi ela que em 2003 procurou o golpista e, após gravar doze horas de depoimentos, publicou o livro "Vips - Histórias Reais de um Mentiroso", lançado pela editora Jaboticaba em 2005.

Assista ao documentário "Vips - Histórias Reais de um Mentiroso" na TViG

Do livro surgiu a ideia da ficção, que nas mãos do diretor Toniko Melo virou "Vips", sucesso de bilheteria estrelado por Wagner Moura. Já Mariana aproveitou o material gravado e transformou no documentário "Vips - Histórias Reais de um Mentiroso", que de acordo com ela tem na diferença da versão ficcional seu maior trunfo. "O público assiste ao filme do Toniko e fica com vontade de saber o que realmente aconteceu", afirmou em entrevista ao iG .

Além dos dois "Vips", estão na lista divulgada pelo Ministério da Cultura filmes como "Tropa de Elite 2" , a maior bilheteria da história do cinema brasileiro , "Bruna Surfistinha" , adaptação da biografia da garota de programa Raquel Pacheco , e "Assalto ao Banco Central" , longa baseado no maior roubo da história do País.

Veja abaixo a lista com os 15 filmes brasileiros:

"A Antropóloga", de Zeca Nunes Pires
"As Mães de Chico Xavier" , de Glauber Filho e Halder Gomes
"Assalto ao Banco Central" , de Marcos Paulo
"Bruna Surfistinha" , de Marcus Baldini
"Estamos Juntos" , de Toni Venturi
"Família Vende Tudo" , de Alain Fresnot
"Federal" , de Erik de Castro
"Lope" , de Andrucha Waddington
"Malu de Bicicleta" , de Flávio Ramos Tambellini
"Mulatas! Um Tufão nos Quadris", de Walmor Pamplona
"Quebrando o Tabu" , de Fernando Grostein Andrade
"Trabalhar Cansa" , de Juliana Rojas e Marco Dutra
"Tropa de Elite 2" , de José Padilha
"Vips" , de Toniko Melo
"Vips - Histórias Reais de um Mentiroso" , de Mariana Caltabiano

    Leia tudo sobre: oscarvipstoniko melomariana caltabiano

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG