Documentário sobre Vik Muniz é indicado ao Oscar 2011

"Lixo Extraordinário" retrata o trabalho do artista plástico com catadores de lixo

iG São Paulo com AFP |

Divulgação
"Lixo Extraordinário": documentário sobre o artista plástico Vik Muniz é o representante brasileiro no Oscar
O documentário "Lixo Extraordinário", sobre o trabalho do artista plástico Vik Muniz com os catadores de lixo de Jardim Gramacho, foi indicado para concorrer ao Oscar de melhor documentário, tornando-se o único representante brasileiro na 83ª edição da premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Oficialmente, no entanto, o Oscar reconhece o filme como britânico, embora seja uma coprodução entre Brasil (através da O2 Filmes, de Fernando Meirelles) e Inglaterra.

Dirigido pela inglesa Lucy Walker e os brasileiros Karen Harley e João Jardim , "Lixo Extraordinário" é conhecido internacionalmente como "Waste Land" e foi gravado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), período em que os cineastas acompanharam o trabalho de Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo, onde o artista fotografou um grupo de catadores de materiais recicláveis com o objetivo inicial de retratá-los. O trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente.

Os outros filmes indicados na categoria são "Exit Through the Gift Shop" , do artista de rua Banksy, "Gasland", "Trabalho Interno", sobre a crise financeira de 2008 e 2009, e "Restrepo".

Assista ao trailer de "Lixo Extraordinário":

    Leia tudo sobre: oscar 2011lixo extraordináriovik muniz

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG