Carlinhos Brown e Sérgio Mendes concorrem ao Oscar de melhor canção

Brasileiros disputam prêmio com "Os Muppets"; entenda por que só duas músicas foram indicadas, escute e dê sua opinião

Marco Tomazzoni, iG São Paulo |

O anúncio dos indicados ao Oscar 2012 , nesta terça-feira (24), surpreendeu ao trazer o nome de Carlinhos Brown e Sérgio Mendes entre os indicados a melhor canção original. A música "Real in Rio", composta pela dupla em parceria com Siedah Garrett, toca no início e no final da animação "Rio" , do diretor Carlos Saldanha. O curioso é que a Academia de Hollywood só escolheu mais um concorrente para a categoria: o Brasil disputa o prêmio apenas com "Man or Muppet", de "Os Muppets" .

Ouça as duas canções nos vídeos abaixo:

null

nullIsso acontece por conta da matemática curiosa da Academia, evidente também na escolha dos indicados a melhor filme – neste ano, são nove concorrentes, de um máximo de dez; entenda o processo para Oscar de melhor filme .

Siga o iG Cultura no Twitter

No caso de melhor canção original, foram selecionadas 39 semifinalistas, de acordo com regras específicas: a música precisa ter letra e música, ter sido composta especialmente para o filme em questão e integrar a narrativa ou ser reproduzida logo no início dos créditos iniciais ou finais. A ganhadora do Globo de Ouro , "Masterpiece", escrita por Madonna para "W.E. – O Romance do Século" , não era elegível, já que é a segunda canção a tocar nos créditos do filme.

No início da janeiro, as pré-selecionadas – de concorrentes distintos como "A Invenção de Hugo Cabret", o documentário "José e Pilar" e "O Ursinho Pooh", por exemplo – foram mostradas na sequência para os integrantes da área de Música da Academia. Na sequência, os votos foram computados e estabeleceu-se uma média para cada canção. Só seriam indicadas aquelas com nota igual ou maior a 8,25. Se nenhuma atingisse esse valor, a categoria ficaria sem indicados; se houvesse só uma, a segunda melhor colocada entraria na disputa.

Em 2012, portanto, as canções semifinalistas aparentemente não caíram nas graças dos membros da Academia. Melhor para o Brasil, que tem 50% de chance de levar o Oscar para casa pela primeira vez.

Atualmente em turnê pela América Latina, Carlinhos Brown se apresentou ontem à noite em Cancún e sobe ao palco hoje em Bogotá, capital da Colômbia.

Em seu perfil no Twitter, o cantor e percussionista brasileiro comemorou a indicação: "Obrigado, meu Deus", escreveu, "meu viva vai para a Música Popular Brasileira e sua força arrebatadora". Mais tarde, Brown divulgou um comunicado sobre a indicação, lembrando os representantes anteriores do Brasil no Oscar (a atriz Fernanda Montenegro, o diretor Fernando Meirelles), Sérgio Mendes e o diretor de "Rio", Carlos Saldanha. Leia abaixo o depoimento na íntegra:

"Acho que Ary Barroso continua o mestre da Música Popular Brasileira e nós, seus seguidores, trilhamos com afinco o caminho positivo de 'Central do Brasil', de Fernanda Montenegro e de Fernando Meirelles. É uma honra ser indicado a um prêmio de tamanha importância. Esse é um momento muito especial que consagra a parceria positiva com Sérgio Mendes, que começou no final dos anos 80 e que gerou muitas músicas e discos. Sérgio Mendes é um brasileiro muito especial que nunca perdeu seu amor pelo Brasil. A Música Popular Brasileira sempre foi muito difundida pelo mundo, mas acredito que ainda faltam esforços para que os artistas brasileiros façam parte do grande cast da música mundial. E isso precisa vir de nós porque o mundo já se interessa pelo que fazemos. Parabéns meus parceiros Mikael Mutti e John Powell. Dois grandes produtores. Sem eles seria impossível compor mais de oito temas para essa trilha. O capitão é Blu [personagem principal de 'Rio], é carioca e é gênio. Evoé, Carlos Saldanha."

Acesse o especial do Oscar 2012

null

    Leia tudo sobre: oscarcinemacarlinhos brownsérgio mendesrioos muppets

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG