Candidatos ao Oscar 2010 chegam aos cinemas ou em DVD

SÃO PAULO ¿ São dezenas de filmes, milhares de profissionais, milhões de dólares em publicidade e audiência de bilhões de fãs. Mas nada disso faria sentido se não fossem os milhões (ou seriam bilhões?) de espectadores que todo ano correm às salas de cinema para conferir o que faz dos indicados para o Oscar 2010 o maior espetáculo da indústria do entretenimento mundial.

Agência Estado |

Divulgação

"Guerra ao Terror": filme chega finalmente aos cinemas e ganha novo DVD

Para quem quer fazer parte desse clube, vale saber que muitos dos indicados já estão ou estarão em cartaz brevemente no Brasil. Se "Avatar" já foi visto por milhões, o grande concorrente do épico de James Cameron na corrida pelo prêmio de melhor filme ainda é inédito nos cinemas, mas já pode ser encontrado em DVD. Lançado pela Imagem Filmes no formato em abril de 2009, "Guerra ao Terror" terá novo lançamento na telona amanhã com cerca de 40 cópias. O filme também chega em breve em nova versão em DVD com extras e nova capa.

Na lista dos concorrentes ainda inéditos, chega no dia 12 ao cinema "Preciosa", de Lee Daniels. Segundo negro a disputar a estatueta de direção da história, Daniels faz um retrato duro e contundente de uma garota tentando sobreviver na Nova York dos anos 80. A produção concorre ainda aos Oscars de filme, roteiro adaptado, atriz (para Gabourey Sidibe) e atriz coadjuvante (para Mo'Nique). Também no dia 12 é a vez de "A Fita Branca", de Michael Haneke, que levou a Palma de Ouro em Cannes 2009 e é favorito a melhor filme estrangeiro.

Para o dia 19 está prevista a estreia de "Um Olhar do Paraíso", nova empreitada de Peter Jackson que deu uma indicação de ator coadjuvante a Stanley Tucci, como o soturno Mr. Harvey. Esse fim de semana deve ser concorrido com a chegada aos cinemas também de "Um Homem Sério", de Joel Coen e Ethan Coen (concorre a melhor filme e roteiro original); "Coração Louco", de Scott Cooper, que garantiu a Jeff Bridges favoritismo ao prêmio de ator, e a Maggie Gyllenhaal, ao de atriz coadjuvante; e de "O Mensageiro", de Oren Moverman, que disputa em roteiro original e ator coadjuvante (Woody Harrelson).

No dia 26, último fim de semana antes da premiação, que ocorre em 7 de março, será a vez de o público brasileiro conferir se Colin Firth, que levou o prêmio de melhor atuação no último Festival de Veneza por "Direito de Amar", é páreo duro para o favorito Bridges na mesma categoria.

Para quem não quer perder nenhum palpite nas apostas, vale ainda conferir o argentino "O Segredo de Seus Olhos". Dirigido pelo já veterano Juan José Campanella (de O Filho da Noiva), o longa é um dos latinos na categoria melhor filme estrangeiro. Já "A Teta Assustada" (Urso de Ouro em Berlim 2009), da peruana Claudia Llosa, já saiu de cartaz, mas pode ser visto em DVD.

Filmes indicados em cartaz:
"Avatar"
"Bastardos Inglórios"
"Amor Sem Escalas"
"Julie & Julia"
"A Princesa e o Sapo"
"Sherlock Holmes"
"Invictus"
"Nine"

Estreia em 05/fevereiro:
"Guerra ao Terror"

Estreia em 12/fevereiro:
"Preciosa"

Estreia em 19/fevereiro:
"Um Olhar do Paraíso"
"Um Homem Sério"
"Coração Louco"
"O Mensageiro"
"Educação"

Estreia em 26/fevereiro:
"Direito de Amar"
"O Segredo de Seus Olhos"

Em breve:
"A Jovem Rainha Victoria"
"O Imaginário do Dr. Parnassus" (14 de maio)
"O Profeta" (em 7 de maio)

Já saíram de cartaz:
"Up - Altas Aventuras" (em DVD para venda e locação)
"A Teta Assustada" (em DVD para venda e locação)
"Star Trek" (em DVD)
"O Fantástico Senhor Raposo"
"O Desinformante"
"Il Divo"
"Coraline" (em DVD)

Leia as últimas notícias do Oscar 2010

    Leia tudo sobre: oscar

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG