Academia muda de novo regras para Oscar de melhor filme

Total de indicados na categoria vai variar anualmente entre cinco e dez longas

iG São Paulo |

AFP
Oscar de melhor filme: fórmula complexa
A Academia de Hollywood mudou mais uma vez as regras para os indicados ao Oscar de melhor filme. Em uma reunião ontem, o Board of Governors, Conselho da entidade, decidiu que o total de concorrentes na categoria pode variar anualmente entre cinco e dez longas-metragens. Só se saberá o número no momento do anúncio dos indicados, realizado em janeiro de cada ano.

A primeira mudança do gênero aconteceu em 2009, quando os indicados a melhor filme passaram de cinco para dez, uma referência aos primórdios da premiação, na década de 1930. O objetivo era agradar aos estúdios, que teriam mais chances de emplacar o rótulo "indicado ao Oscar" em suas produções, e atrair mais audiência, já que, teoricamente, a ampliação permitiria a entrada de filmes comerciais, com maior apelo de público.

A nova alteração, válida já para o Oscar 2012, prevê que só serão indicados os filmes que conseguirem ao menos 5% de votos como primeira opção dos sócios da Academia – o órgão utiliza o sistema preferencial para chegar aos finalistas, no qual os votantes enumeram seus filmes favoritos de 1 a 10 ( entenda o processo aqui ).

Em um comunicado, a Academia afirma que PricewaterhouseCoopers, empresa auditora da festa, estudou edições anteriores do Oscar e chegou à conclusão que, se a regra estivesse valendo entre 2001 e 2008, o total de indicados a melhor filme teria variado entre cinco e nove. Os resultados do Oscar de 2009 e 2010 não foram divulgados.

"Ao estudar os dados, o que chamou a atenção foi que os membros da Academia mostraram regularmente uma forte admiração por mais do que cinco filmes", explica o diretor executivo do órgão, Bruce Davis, que recomendou a mudança nas regras. "Uma indicação a Melhor Filme deveria ser um sinal de mérito extraordinário. Se num determinado ano apenas oito filmes realmente merecessem essa honraria, não deveríamos sentir a obrigação de arredondar esse número (para dez)."

A alteração nas regras do Oscar deve dificultar um bocado as previsões finais para a categoria, apesar das premiações anteriores da temporada já darem os indícios dos concorrentes mais fortes. Os indicados à 84ª edição do Oscar serão revelados no dia 24 de janeiro de 2012. A entrega dos prêmios está marcada para 26 de fevereiro.

    Leia tudo sobre: oscar 2012academia de hollywoodcinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG