25/08 - 16:40hs

Resultado brasileiro no Pan foi "ilusão" perto de desempenho olímpico
Nos Jogos do Rio, Brasil ficou à frente de nações como Canadá e Jamaica — o que não se repetiu em Pequim. Compare desempenho de atletas brasileiros nas duas competições 

Redação iG Esporte


SÃO PAULO - João Derly, Jadel Gregório, Thiago Pereira e Diego Hipólito possuem mais em comum do que as lágrimas derramadas nos Jogos Olímpicos de Pequim. Os quatro nomes que obtiveram resultado abaixo do esperado na Ásia foram medalhistas de ouro nos Jogos Pan Americanos do Rio de Janeiro, no ano passado.

Mas não foram os únicos que chegaram ao lugar mais alto do pódio na competição continental e não passaram perto de uma medalha olímpica na China. Dos 56 medalhistas de ouro do Brasil no ano passado, apenas Maurren Maggi, no salto em distância, e César Cielo, nos 50 metros livre da natação, repetiram o feito nos Jogos Olímpicos.

A diferença nos resultados tem explicação. Os índices classificatórios para o Pan-2007 eram muito mais baixos que o necessário para os Jogos em Pequim.

Para se ter uma idéia, a Austrália exigiu marcas melhores de seus nadadores que participam dos Jogos Universitários do que os que foram exigidos dos atletas do continente americano em todas as 26 provas da natação que constaram no programa do Pan. Outro exemplo é o Campeonato Africano, que exigiu marca superior a 7,80m no salto em distância masculino contra 7,20m do Pan.

A diferença se estende também aos astros das duas competições. Atletas como o nadador americano Michael Phelps e o velocista jamaicano Usain Bolt, maiores estrelas dos Jogos de Pequim, não tiveram interesse em participar do Pan, onde seriam certeza de medalha de ouro.

A equipe americana de natação no Pan conquistou mais de 20 medalhas de ouro. Porém, para os Jogos Olímpicos, nenhum dos atletas ‘dourados’ do torneio continental conseguiu vaga na seleção americana que embarcou para Pequim. A americana Katheleen Hersey que fraturou quatro medalhas de ouro na natação durante o Pan, não passou da eliminatória ‘C’ em seu país, para Pequim.

O resultado final do quadro de medalhas também deixa clara a ilusão criada pelo Pan Americano. No Rio de Janeiro, o Brasil terminou em terceiro, à frente de Canadá e Jamaica. Na Olimpíada, a delegação brasileira amargou a 23ª colocação, atrás dos mesmos dois países, que terminaram em 19° e 13°, respectivamente.

Comparação a atuação dos medalhistas de ouro brasileiros no Pan com o desempenho nos Jogos Olímpicos de Pequim:

Medalha de ouro no Pan e ouro em Pequim
Salto em distância Feminino Maurren Maggi 
Natação 50 m - César Cielo

Medalha de ouro no Pan e prata em Pequim
Seleção de Vôlei Masculino
Seleção de Futebol Feminino

Medalha de ouro no Pan e bronze em Pequim
Judô até 90 kg (M) - Tiago Camilo
Vôlei de Praia - Ricardo/Emanuel

Medalha de ouro no Pan que não conseguiu medalha em Pequim
Atletismo - 1.500m masculino – Hudson Souza
Maratona masculina – Franck Caldeira
Revezamento 4x100m masculino
Salto com vara feminino – Fabiana Murer
Salto com vara masculino – Fábio Gomes da Silva
Salto triplo masculino – Jadel Gregório
Equipe de K-4 da canoagem 1000m masculino
Ginástica Artística Feminina (salto) – Jade Barbosa
Ginástica Artística Masculino (salto e solo) – Diego Hypólito
Ginástica Rítmica por Equipe
Seleção de Handebol Masculina
Seleção de Handebol Feminina
Hipismo – saltos por equipe
Judô Meio-leve masculino até 66 kg - João Derly
Judô Meio-pesado feminino até 78kg - Edinanci Silva
Natação 100m e 200m borboleta – Kaio Márcio
Natação 200m costa, medley e peito e 400m medley – Thiago Pereira
Natação revezamento 4x100m e 4x200m masculino
Pentatlo Moderno – Yane Marques
Tênis de Mesa masculino por equipe
Vela Classe RS:X - masculino - Ricardo Winicki (Bimba)
Vôlei de Praia feminino – Juliana (Ana Paula) e Larissa

Medalha de ouro no Pan que não conseguiu classificação para Pequim
Atletismo - 1.500m feminino – Juliana Santos
Atletismo - 1.500m masculino – Cláudio Richardson
Atletismo - 3.000m com obstáculos feminino - Sabine Letícia Heitling
Seleção de Basquete Masculino
Boxe Meio-médio (até 69kg) - Pedro Lima
Ginástica Artística (barra fixa) – Mosiah Rodrigues
Judô Leve feminino - até 57kg - Danielle Zangrando
Taekwondo Masculino - até 68kg - Diogo Silva
Tênis Individual - masculino - Flavio Saretta

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG

COMPARTILHE