27/11 - 11:05 - The New York Times
KUALA LUMPUR — Como vender cerveja em um país onde 60% da população é composta por muçulmanos proibidos pelo governo de comprar álcool? Com cuidado.
A Guinness Anchor, que tem a maior parcela do mercado das três cervejeiras da Malásia, recentemente comemorou o 250º aniversário da Guinness com um show da banda Black Eyed Peas.
A companhia teve que criar uma área separada onde o álcool poderia ser servido e concordar em não usar a palavra "Guinness" no show ou em sua promoção.
| NYT |
![]() |
|
Pessoas brindam com cerveja em um restaurante de Kuala Lumpur |
Inicialmente, os muçulmanos não poderiam participar, mas as autoridades mudaram de ideia depois. Os ingressos para o show não esgotaram, mas aproximadamente 16 mil pessoas passaram pelos portões. Não se sabe quantas delas eram muçulmanas.
"Nós temos como alvo de nossas atividades o malásio chinês e as comunidades indianas", disse Charles Ireland, o diretor da cervejaria, mencionando as maiores comunidades não-muçulmanas do país.
Apesar dos desafios culturais - e do fato de a Malásia ter um dos maiores impostos sobre o álcool - o consumo da cerveja aqui permaneceu relativamente firme durante a última década.
Os analistas e fabricantes locais são cautelosamente otimistas que as vendas possam aumentar gradualmente com a melhora da economia, o aumento das rendas e da população, atualmente de 28 milhões de pessoas.
A Euromonitor International, um grupo de pesquisa de mercado independente, prevê que o consumo de cerveja na Malásia irá aumentar de 137 milhões de litros em 2008 para 144 milhões de litros este ano e 171 milhões de litros em 2014.
Ainda que o álcool seja proibido em alguns países de maioria muçulmana, na Malásia seu consumo é legal para não-muçulmanos e ele está disponível em supermercados, bares e restaurantes.
Ainda assim, o tópico permanece sensível. Em julho, uma modelo muçulmana foi condenada a ser chibateada depois que bebeu cerveja em um hotel no estado oriental de Pahang.
Na maioria dos Estados, muçulmanos pegos com bebidas alcoólicas podem ser multados em até 3,000 ringgit (cerca de US$ 885) ou presos por até dois anos ou ambos. Muçulmanos pegos vendendo álcool pagam até 5,000 ringgit e são presos por três anos.
Leia mais sobre muçulmanos
Publicidade