04/07 - 09:26 - Agência Estado
O advogado Cláudio Dias Batista, de Sorocaba, dependia do resultado de dois pedidos de liminares para resolver questões urgentes de seus principais clientes. Na quinta-feira, logo pela manhã, ele tentou acessar os processos pela internet e não conseguiu.
Ainda sem saber da pane no sistema da Telefonica, quase entrou em desespero. "Não conseguia acessar e comecei a mexer nos computadores." Foram duas horas de tentativas, e nada.
Batista foi até o escritório e encontrou a internet fora do ar. Na passagem por um caixa eletrônico, percebeu que o sistema bancário também estava com problemas.
Em razão da urgência das liminares, resolveu esquecer a consulta eletrônica e ir pessoalmente ao fórum. Não deu certo. Havia fila nos balcões dos cartórios e um funcionário recomendava aos advogados que adiassem a consulta. O banco de dados eletrônico com todos os processos em andamento, que também opera com a Telefonica, estava inacessível. "Foi um dia perdido", resumiu. "Serviu para descobrir o quanto nos tornamos dependentes da internet."
O registro de ocorrências pela Polícia Civil também foi afetado. A manicure Isabel Cristina Marcondes teve o carro arrombado e procurou o 5º Distrito Policial. Uma funcionária anotou os dados e pediu que voltasse no dia seguinte. "O problema é que tenho viagem marcada", reclamou.
O delegado seccional André Moron disse que apenas as ocorrências urgentes, como os casos de prisão em flagrante, estavam sendo registradas. "Nos casos rotineiros, pedimos para o interessado voltar assim que o Speedy normalizar."
Para registrar as ocorrências mais graves, os funcionários recorriam ao chamado "plano B", com o uso de sistemas antigos. "É uma volta ao passado", disse o delegado. O sistema da polícia tem como suporte o serviço da Telefonica. "Não tem como puxar a folha de antecedentes com base no número de identidade da pessoa nem como consultar uma placa no cadastro de veículos", explicou Moron. A emissão de RG e de documentos de veículos teve de ser suspensa.
Usuários de bancos também enfrentaram transtornos. Alguns serviços não estavam disponíveis. Em uma agência na região do Cerrado, um cliente se exaltou e um funcionário chamou os seguranças. O problema foi contornado pelo gerente.

Publicidade
Anatel está averiguando causa da pane na Telefonica em São Paulo
Problemas em serviços da Telefonica dificultam acesso à internet
Telefonica diz que rede já foi restabelecida; delegacias voltam ao normal