Qual será o melhor blog do Brasil? Por FilipeSerrano São Paulo, 31 (AE) - Foi dada a largada para saber quais são os melhores blogs brasileiros. Entre novembro e dezembro, concursos estrangeiros e nacionais abrem espaço para os internautas votarem nos seus blogueiros favoritos.
Os brazucas concorrem nos prêmios internacionais frente a frente com alguns dos blogs mais acessados no mundo. No The Best of Blogs - ou só The Bobs (www.thebobs.com) -, organizado pela TV alemã Deutsche Welle, Marcelo Tas, os "geeks" do Nerdcast e os cariocas do Ídolos de Bigode disputam categorias internacionais. E o prêmio de melhor blog em português é quase inteiro verde-amarelo.
"Acho pouco provável ganhar. O Ídolos de Bigode é só uma brincadeira de amigos. Mas é legal estar entre blogs estrangeiros que admiro", diz Eduardo Rodrigues, um dos cinco criadores do blog e o único que nunca usou um bigodão.
O outro concurso internacional é o Bloggers Choice Awards (www.bloggerschoiceawards.com), patrocinado por um site que paga blogueiros para publicarem posts de anunciantes. Os brasileiros dominaram a categoria língua estrangeira do Bloggers Choice. Os três finalistas são o Sedentário & Hiperativo, o Chongas.net e o Lost In Lost.
Mas o prêmio brasileiro, o Best Blogs Brazil, ou BBB (www.bestblogsbrazil.com), é o que mais deve repercutir na blogosfera. Além de ser o primeiro concurso nacional voltado para blogs, os indicados são blogueiros que se destacaram nos últimos anos. A premiação será um passo a mais para aumentar a credibilidade entre os internautas.
"O ano foi atípico para os blogueiros, com grandes debates sobre o papel dos blogs. O prêmio ajuda a afirmar quem realmente é bom na área e é significativo até em termos de negócios", diz a criadora do prêmio Cynara Peixoto, que também é blogueira.
Foram 981 blogs inscritos. Cinco pessoas, todos criadores de sites que agregam blogs, selecionaram os finalistas para as 23 categorias. Os critérios de escolha não foram claramente expostos, o que deixou desconfiados os blogueiros não indicados. Cynara afirma que a banca teve total liberdade, mas acredita que a criatividade, a audiência e o design pesaram mais. Nelson Moraes, que faz o Ao Mirante, Nelson! concorre no The Bobs e no BBB, mas diz não ligar. "Quando um é escolhido o melhor, exclui os outros bons. Os blogs são uma mídia em expansão, e aumenta a competição", diz. Bruna Calheiros do Sedentário & Hiperativo acredita que os leitores também ganham com os concursos. "Podem descobrir ótimos blogs visitando os indicados. É um material de pesquisa rico, já que, a cada dia a blogosfera cresce tanto em número quanto em qualidade", afirma.