iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

publicidade

ULTIMO SEGUNDO

 

iG BUSCA

enhanced by


Home > Notícia
  • Tamanho do texto
  • A
  • A

Site promete "alugar" filmes via download

01/08 - 14:13 - Agência Estado

Site promete "alugar" filmes via download Por Bruno Sayeg Garattoni São Paulo, 01 (AE) - Sábado à noite, está chovendo e bate aquela vontade de ver um filme. Ele não está passando na TV, nem mesmo no pay-per-view.

E agora, o que fazer? Até recentemente, a única solução era vencer a preguiça, sair de casa e ir até a locadora. Já é meio cansativo, mas pode ficar pior - e se o DVD em questão tiver sido alugado para outra pessoa? Frustrante.

O site eOnde (www.eonde.net), que acaba de entrar no ar e é o primeiro do gênero no Brasil, propõe uma solução melhor. Você acessa, se cadastra e aí baixa, na hora, o filme que quer ver. Legal, não? É uma ótima idéia. Pena que, na prática, ainda apresente uma série de problemas.

Primeiro, o acervo inicial do eOnde é muito restrito - até a conclusão desta edição, ele oferecia menos de dez filmes. E todos já meio antigos, como V de Vingança, Batman Forever e Matrix."Já temos disponíveis 200 filmes, mas ainda estamos no processo de conversão (dos arquivos para o formato usado no download), que é demorado", diz o diretor do site, Carl Loriega.

Além disso, a opção de "locação" ainda não está disponível. Ela está prometida para as próximas semanas, e vai funcionar assim: você baixa o filme e tem dois ou três dias para vê-lo. Depois, o Windows automaticamente bloqueia a execução do arquivo. Por R$ 7, é justo.

Mas, atualmente, o eOnde só oferece a opção de "compra" dos filmes, ou seja, o download sem restrições (a R$ 24,90). Melhor dizendo: com algumas restrições. Você não pode gravar os filmes em DVD para ver na sala de casa - é preciso assistir a eles no computador. Quem tem um PC com saída S-Video pode conectá-lo diretamente ao televisor. Mas esse recurso ainda é pouco comum. E, geralmente, o micro e a televisão estão longe demais, inviabilizando essa conexão via cabo.

Segundo os responsáveis pelo eOnde, a impossibilidade de gravar em DVD é uma "exigência dos estúdios" - por enquanto, o site traz filmes do estúdio Warner. Os arquivos são grandes. Um filme completo tem em média 1,4 GB. Mas, no teste, o download se mostrou lento. Usamos uma conexão de 2 Mbps, teoricamente capaz de baixar a 250 KB/s. Mas, no eOnde, só foi possível conseguir 80 KB/s. Ou seja: o download do filme demorou mais de quatro horas.

A qualidade de imagem dos filmes não é tão boa quanto poderia ser (tem 480 linhas). O eOnde promete lançar filmes em alta definição, mas não diz quando. Mais uma má notícia: eles são dublados. Não há a opção, como num DVD comum, de ver com legendas.





US Multimídia


Publicidade


Enquete