Johanesburgo, 13 abr (EFE).- O presidente sul-africano, Jacob Zuma, viajará na próxima quinta-feira a Brasília para participar de IV Cúpula do Grupo Índia-Brasil-África do Sul (IBSA), formado para coordenar as posturas em questões políticas e econômicas destas três potências emergentes do Sul.

A Presidência sul-africana informou hoje, em comunicado, que Zuma viajará acompanhado pelos ministros das Relações Exteriores e Cooperação; do Comércio e da Indústria; de Ciência e Tecnologia; de Agricultura, Montes e Pesca; do Governo Comunitário; de Assuntos Tradicionais; da Mulher, da Criança e dos Incapacitados.

Na agenda da reunião, está prevista a assinatura de memorandos de entendimento em diversos âmbitos, além de um comunicado trilateral final que "reflita os pontos de vista comuns em alguns assuntos de interesse mundial", segundo a nota.

A expectativa é de que sejam assinados memorandos de cooperação no campo técnico-científico, de energia solar, de propriedade intelectual e de formação de diplomatas, para reforçar a cooperação trilateral.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva; o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh; e Zuma discutirão, segundo a nota, assuntos como a eventual reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a mudança climática e os avanços rumo aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU.

Zuma viajará para Brasília diretamente de Washington, onde participa da Cúpula sobre Segurança Nuclear, convocada pelos Estados Unidos. EFE sul/pd

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.