Zuma nomeia Governo amanhã e ministros tomam posse na segunda

Johanesburgo, 9 mai (EFE).- O novo presidente da África do Sul, Jacob Zuma, nomeará amanhã seu Governo e o novo gabinete, que não deve ser muito diferente do atual, tomará posse na segunda-feira.

EFE |

Segundo vários especialistas sul-africanos, a lista de ministros será parecida com a dos 28 que atualmente formam o gabinete, embora alguns apontem que, além dos poucos que sairão e dos outros que entrarão, vários dos atuais mudarão de pasta.

Para o cargo de vice-presidente se especula o nome do último presidente, Kgalema Motlanthe, que foi braço direito de Zuma no Congresso Nacional Africano (CNA) e que ocupou transitoriamente a chefia do Estado quando a direção do partido governante, liderada por ambos, destituiu do cargo Thabo Mbeki.

Entre os que devem ser mantidos no cargo está o ministro das Finanças, Trevor Manuel, uma vez que Zuma já disse que não haverá mudanças essenciais nessa área. Para o presidente, "os alicerces da economia sul-africana são sólidos".

Na segunda-feira, os ministros tomarão posse e, segundo Zuma, nesse mesmo dia começarão seu trabalho em uma administração que assegurou que terá que demonstrar "um alto grau de serviço e integridade". EFE cho/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG