Zoólogos ingleses conseguem primeiras imagens do okapi em estado selvagem

O okapi, animal raro que lembra uma mistura de girafa e zebra e é encontrado apenas na República Democrática do Congo, foi fotografado pela primeira vez em estado selvagem, anunciou nesta quinta-feira a Sociedade Zoológica de Londres.

AFP |

As fotos foram tiradas no parque nacional de Virunga, no nordeste da República Democrática do Congo, onde o okapi não era visto há pelo menos meio século. Existe uma reserva dedicada especialmente à preservação do okapi, na selva de Ituri, a cerca de 100 km do local.

Câmeras foram instaladas no parque pela Sociedade Zoológica de Londres e pelo Instituto Congolês para a Preservação da Natureza conseguiram captar imagens do okapi em seu hábitat natural.

"O okapi é um animal muito tímido e raro. Por isso, as observações convencionais tendem a registrar apenas seus dejetos e outros indícios de sua presença", explicou Noelle Kumpel, que participa do projeto da Sociedade Zoológica.

O okapi é uma espécie ameaçada de extinção devido à caça excessiva. A observação da espécie se torna ainda mais perigosa por causa das dificuldades de acesso a áreas isoladas por conflitos armados.

mt/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG