Zimbábue: líder oposicionista foi convidado para posse de Mugabe

O líder oposicionista do Zimbábue, Morgan Tsvangirai, foi convidado para a cerimônia de posse do presidente Robert Mugabe, que será realizada na tarde deste domingo, mas recusou-se a assisti-la, anunciaram fontes do partido de oposição e do governo.

AFP |

"Me foi dito que ele foi convidado pelo telefone, mas é claro que não irá assistir a cerimônia", disse o porta-voz do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), Nelson Chamisa.

Um responsável do ministério de Informação do país confirmou que Tsvangirai foi convidado para assistir a cerimônia.

"Os convites foram enviados. Nós ainda não recebemos uma resposta do senhor Tsvangirai e de outros deputados, mas fizemos o que devíamos fazer", disse essa fonte, que pediu para não ser identificado.

"A cerimônia de posse irá ocorrer esta tarde entre 15h00 e 16h00 locais (10h00 e 11h00 de Brasília)", disse um membro da oficina da presidência.

O Governo do Zimbábue anunciou o ato de posse antes da Comissão Eleitoral anunciar os resultados das eleições, realizadas na sexta-feira e que só teve Mugabe como candidato.

O Ocidente classificou essas eleições de "farsa eleitoral".

Tsvangirai, que venceu de Mugabe no primeiro turno de 29 de março, retirou sua candidatura, há uma semana, como resposta a repressão contra os seus partidários.

fj/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG