Zimbábue finalmente entrega novo passaporte a líder opositor

As autoridades do Zimbábue finalmente entregaram ao líder da oposição, Morgan Tsvangirai, um novo passaporte, depois de um longo atraso que ameaçava as negociações para a formação de um governo de união nacional.

AFP |

"Posso confirmar que Tsvangirai recebeu o passaporte no dia de Natal", declarou à AFP uma fonte do partido Movimiento por uma Mudança Democrática (MCD) que pediu anonimato.

Tsvangirai, que em tese é o primeiro-ministro do Zimbábue, ficou sem passaporte durante meses, e cada vez que teve que sair do país desde o fim da validade do anterior, ano passado, o fez com documentos provisórios.

Em outubro, Tsvangirai se negou a utilizar um destes documentos para viajar a uma reunião de cúpula regional que aconteceria na Suazilândia, que tentaria resolver o bloqueio nas negociações entre o MCD e o partido do presidente Robert Mugabe.

O porta-voz de Mugabe, George Charamba, explicou em outubro que o atraso na entrega do passaporte ao líder da oposição era provocado pela falta de papel para passaportes, "culpa das sanções" impostas ao regime pelos países ocidentais.

bur/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG