Zelaya prepara nova incursão em Honduras

O presidente deposto Manuel Zelaya preparava neste sábado uma nova tentativa de retorno a Honduras, enquanto centenas de seus partidários desafiavam o toque de recolher imposto pelo governo de fato. Foram aguardá-lo na fronteira com a Nicarágua, constataram jornalistas da AFP.

AFP |

O chefe do governo, Roberto Micheletti, qualificou de "irresponsável" a atitude de Zelaya e avisou que "se voltar a Honduras, ele será, como manda a Constituição, detido pela polícia, e não pelos militares", por traição à pátria e corrupção.

"Vocês não podem governar este país com baionetas, e eu também não poderei governar se não chegarmos a um acordo", declarou Zelaya à emissora de rádio hondurenha Rádio Globo, dirigindo-se ao governo que o expulsou do poder em 28 de junho.

Os autores do golpe de Estado "se mantêm no poder com fuzis e baionetas", e o governo de fato "está sob o controle do exército", denunciou.

Depois da entrevista, Zelaya se dirigiu novamente para a fronteira, na aldeia nicaraguense de Ocotal.

Centenas de seguidores de Zelaya voltaram a se reunir do lado hondurenho da fronteira, ignorando o toque de recolher, agora de 30 horas, imposto a partir das 12H00 (15H00 de Brasília) de sexta-feira às 18H00 (21H00 de Brasília) deste sábado, e os 3.000 militares e policiais mobilizados para contê-los.

Os partidários de Zelaya acusam a polícia de ter matado um manifestante, detido na véspera perto da fronteira com a Nicarágua e cujo corpo foi encontrado na beira de um caminho de terra, constataram jornalistas da AFP.

O corpo do jovem, de cerca 25 anos, apresentava sinais de espancamento.

"Testemunhas viram ontem (sexta-feira) o homem ser levado pela polícia" quando estava protestando junto com centenas de seguidores de Zelaya em El Paraíso, a 10 km da fronteira, segundo a Radio Globo.

A vítima foi identificada por seus amigos, e seria um morador de Tegucigalpa, especificaram manifestantes à AFP.

bur/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG