golpista - Mundo - iG" /

Zelaya diz que Micheletti cumpriu mandato da oligarquia golpista

Tegucigalpa, 26 dez (EFE).- O líder deposto de Honduras, Manuel Zelaya, disse hoje que o presidente interino, Roberto Micheletti, cumpriu bem o mandato da oligarquia empresarial, para ele responsável pelo golpe de 28 de junho passado.

EFE |

"Micheletti cumpriu bem seu papel nessa oligarquia empresarial que me derrubou", indicou Zelaya à Agência Efe por telefone da Embaixada do Brasil em Tegucigalpa.

Zelaya permanece na embaixada desde 21 de setembro passado, quando chegou por surpresa a Tegucigalpa para exigir sua volta ao poder de Honduras.

O presidente também considera que Micheletti está exercendo "uma ditadura ao estilo dos Somoza", na Nicarágua; Trujillo, na República Dominicana, Pinochet, no Chile, e Batista, em Cuba.

Zelaya disse ainda que seu futuro continua sendo incerto porque não está disposto a renunciar como presidente de Honduras. "Esse foi um mandato que o povo me deu e do qual o Congresso Nacional não pode me destituir", afirmou.

Por isso, o líder deposto diz ser importante "restaurar a democracia no país", o que para ele representa sua restituição no poder, algo que parece impossível já que Micheletti reiterou que entregará o cargo em 27 de janeiro de 2010.

O mandato de quatro anos de Zelaya termina em 27 de janeiro, quando assumirá Porfírio Lobo, que já disse que em sua posse não deveriam estar Micheletti e o presidente deposto.

Zelaya também afirmou que não acredita na Justiça hondurenha porque segue integrada pelos mesmos juízes, o mesmo procurador-geral, os mesmos deputados e os mesmos militares que o derrubaram. EFE gr/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG