desrespeitaram presidente da Costa Rica - Mundo - iG" /

Zelaya diz que golpistas desrespeitaram presidente da Costa Rica

San José, 22 set (EFE).- O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, disse hoje que os golpistas desrespeitaram o chefe de Estado costarriquenho, Óscar Arias, ao rejeitar sua proposta de solução par a crise política hondurenha conhecida como Acordo de San José.

EFE |

"Agradeço o esforço de Óscar (Arias), mas não foi ouvido pelo Governo golpista. A personalidade de Óscar Arias foi desrespeitada e acho que isso caiu muito mal para o regime repressivo que se instalou em Honduras", declarou hoje Zelaya em uma entrevista à "Rádio América", da Costa Rica.

O governante deposto assegurou ter enviado "uma carta pública a fim de aceitar o acordo para buscar uma saída".

O Acordo de San José foi apresentado por Arias em julho passado e apoiado pela comunidade internacional. O documento inclui, entre outros pontos, a restituição de Zelaya no poder e a concessão de anistias políticas.

O Governo hondurenho liderado por Roberto Micheletti, nomeado como presidente pelo Congresso hondurenho em 28 de junho após a expulsão de Zelaya do país, se negou a aceitar os dois pontos do Acordo de San José relacionados com a restituição de Zelaya e as anistias.

Zelaya retornou a Honduras na segunda-feira de surpresa e está abrigado na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa desde então. EFE dmm/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG