Zelaya confirma que virá ao Brasil a convite de Lula

México, 4 ago (EFE).- O governante deposto de Honduras, Manuel Zelaya, confirmou hoje na Cidade do México que visitará o Brasil nos próximos dias a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

EFE |

"Tenho um convite para ir ao Brasil e tenho outros convites, mas neste momento vou atender ao convite do presidente Lula, que falou comigo muitas vezes, que esteve a par" da situação, disse Zelaya em entrevista coletiva concedida na Chancelaria mexicana.

Zelaya se reuniu hoje com o presidente mexicano, Felipe Calderón, e deve receber amanhã as chaves da cidade das mãos do prefeito da Cidade do México, Marcelo Ebrard, além de visitar o Senado do país e participar de um ato público em defesa de sua recondução ao poder em Honduras.

Nesta segunda-feira, porta-vozes do Ministério das Relações Exteriores consultados pela Agência Efe em Brasília disseram que o convite de Lula a Zelaya "está de pé", mas que a data ainda foi definida. O próximo dia 12 é um possível dia para a vinda do líder hondurenho.

O convite tem como objetivo reforçar a posição do Brasil, que reconhece Zelaya como o presidente legítimo de Honduras.

O Governo brasileiro condenou o golpe de Estado em duros termos e exigiu a imediata restituição de Zelaya na Presidência. Além disso, e suspendeu vários acordos de cooperação que desenvolvia com Honduras. EFE gt/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG