Zelaya chega ao Panamá para representar Honduras em posse de novo presidente

Cidade do Panamá, 1º jul (EFE).- O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, chegou hoje ao Panamá para acompanhar a posse do empresário Ricardo Martinelli como novo chefe de Estado deste país, informou o terminal aéreo da capital panamenha.

EFE |

Segundo informações, Zelaya chegou ao Aeroporto Internacional de Tocumen vindo dos Estados Unidos, onde, após quase 12 horas, a OEA aprovou uma resolução que, entre outros pontos, condena o golpe militar em Honduras e rejeita o Governo formado pelo novo presidente, Roberto Micheletti.

A ida de Zelaya à posse de Martinelli ficou em suspenso até o último momento, a ponto de fontes da equipe de Martinelli terem dito que o chefe de Estado eleito preparou dois discursos: um para o caso de o hondurenho estar presente e outro para o de isto não ser possível.

Zelaya foi detido e expulso do país pelos militares hondurenhos no último domingo. Desde então, ele participou de uma série de reuniões em busca de apoio ao seu retorno a Honduras e de condenações ao golpe que o tirou do poder.

Para a posse de Martinelli, já se encontram no Panamá presidentes como os da Colômbia, Álvaro Uribe; Costa Rica, Oscar Arias; Guatemala, Álvaro Colom; México, Felipe Calderón, e República Dominicana, Leonel Fernández. EFE rsm/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG