O presidente paquistanês, Asif Ali Zardari, prometeu nesta quinta-feia à secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, que seu governo adotará fortes medidas contra qualquer paquistanês envolvido nos atentados de Mumbai.

"O governo não somente ajudará na investigação, como adotará fortes medidas contra qualquer paquistanês envolvido nos atentados", afirma o comunicado oficial divulgado após a reunião entre ambos em Islamabad.

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, afirmara mais cedo que as autoridades paquistanesas estão "comprometidas" a ajudar a Índia a esclarecer os atentados de Mumbai, que provocaram novas disputas entre os dois países.

"Vi os líderes do Paquistão muito concentrados e comprometidos", disse à imprensa após uma reunião com o presidente Zardari, o primeiro-ministro Yusuf Raza Gilani e comandantes militares.

A chefe da diplomacia dos Estados Unidos viajou a Islamabad e Nova Délhi para tentar reduzir a tensão entre os dois países, depois que a Índia acusou militantes islâmicos paquistaneses pelos atentados que mataram 188 pessoas semana passada em Mumbai.

Após o encontro, Rice deixou o Paquistão.

rj/fp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.