Zardari e Sharif se reúnem no Paquistão para tentar pôr fim a diferenças

Islamabad, 5 ago (EFE).- Os líderes do governamental Partido Popular do Paquistão (PPP), Asif Zardari, e da Liga Muçulmana do Paquistão-Nawaz (PML-N), Nawaz Sharif, estão reunidos em Islamabad, em uma nova tentativa de superar as diferenças entre as duas forças.

EFE |

O PML-N, que em meados de maio abandonou o Governo por causa dessas diferenças, destacou a importância desta reunião para o futuro da chamada "coalizão governista".

"Sou otimista a respeito do encontro, acho que poderemos avançar nas questões que nos impedem de voltar ao Executivo", disse à agência Efe o secretário de informação do PML-N, Ahsan Iqbal.

A reunião, que começou com bastante atraso porque Sharif optou por consultar seus colaboradores previamente, ocorre na residência de Zardari na capital paquistanesa, e deve ser procedida por uma entrevista coletiva de ambos os líderes.

Segundo um comunicado do PPP, na reunião Zardari e Sharif devem debater suas posições sobre a restituição dos magistrados do Tribunal Supremo que foram expulsos pelo presidente Pervez Musharraf após a declaração do estado de exceção no país, em novembro de 2007.

Além deste assunto, estagnado há meses, e que causou a saída do Governo dos nove ministros da legenda de Sharif em maio, ambos os líderes discutirão o futuro de Musharraf.

O ex-primeiro-ministro Sharif é partidário de forçar sua saída do poder através de um processo de "impeachment", enquanto o PPP se mostra mais reticente a tomar uma medida tão drástica.

Segundo publica hoje o diário local "Dawn", citando fontes do PPP, o partido do viúvo de Benazir Bhutto considera a possibilidade de submeter Musharraf a uma moção de desconfiança no Parlamento, com o que evitaria o "impeachment" e asseguraria o apoio do PML-N.

Sharif, por sua parte, declarou que a reunião de hoje é "importante e decisiva", segundo divulgou o canal de televisão "Geo TV". EFE igb/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG