Zapatero toma posse como presidente do governo espanhol

O socialista José Luis Rodríguez Zapatero tomou posse nesta sexta-feira como presidente do governo espanhol por um novo mandato de quatro anos, após votação do Congresso, que o apoiou por maioria simples em segundo turno.

AFP |

Zapatero recebeu 169 votos, os dos deputados socialistas, 158 contrários - a maioria deles dos 154 representantes do opositor Partido Popular (PP, conservador) - e 23 abstenções, principalmente dos partidos nacionalistas catalães e bascos, como estava previsto.

O líder socialista não conseguiu na quarta-feira a maioria absoluta, de 176 votos em um total de 350, necessária para ser eleito no primeiro turno.

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) de Zapatero venceu as eleições legislativas de 9 de março com 43% dos votos e 169 cadeiras no Parlamento, contra 40% dos votos e 154 representantes do PP.

O fato de ser eleito em segundo turno não prejudicará Zapatero, que governará apenas com seu partido e buscará o apoio necessário das demais bancadas para aprovar leis no Congresso.


Leia mais sobre: Zapatero

    Leia tudo sobre: zapatero

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG