Zapatero será investido amanhã presidente do Governo espanhol

Madri, 10 abr (EFE) - O socialista José Luis Rodríguez Zapatero será investido na sexta-feira presidente do Governo espanhol para um segundo mandato em uma segunda votação que ocorrerá no Congresso dos Deputados, depois que ele não obteve na quarta-feira a maioria absoluta necessária.

EFE |

Zapatero será o primeiro chefe do Executivo espanhol a ser confirmado no cargo com maioria simples desde o fim da ditadura de Francisco Franco na Espanha.

As posições dos grupos parlamentares não mudaram desde a primeira votação, realizada na quarta-feira, pelo que amanhã previsivelmente terá novamente o apoio do Partido Socialista (PSOE), que detém 169 assentos dos 350 da Câmara.

Para ser eleito no primeiro turno é necessária maioria absoluta, estabelecida em 176 cadeiras.

Zapatero ficou a oito votos deste mínimo, já que recebeu 168 apoios (uma deputada socialista não chegou a tempo), 158 sufrágios contra e 23 abstenções.

O chefe do Governo espanhol disse que não vê grandes diferenças entre ser investido na primeira ou na segunda votação e apostou em dar prioridade ao programa com o qual o PSOE venceu as eleições, sem fazer alianças com grupos minoritários em troca de apoio.

Após ser investido presidente do Governo, Zapatero comparecerá no sábado ao Palácio da Zarzuela para prestar juramento ao rei Juan Carlos e nesse mesmo dia anunciará a nova estrutura de seu Governo e o nome dos ministros. EFE nl/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG